Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA EXPRESSÃO GÊNICA DA RESPOSTA IMUNE PULMONAR DE HAMSTERS SÍRIOS DOURADOS INOCULADOS COM AS VARIANTES SARS-COV-2 A e B1.1.33

Introdução

A infecção pelo SARS-CoV-2 segue como uma persistente e perigosa ameaça à saúde. Modelos animais experimentais são parte fundamental dos processos para melhor compreender a patogênese desta infecção. Os hamsters sírios (Mesocricetus auratus) são suscetíveis ao SARS-CoV-2, mostrando estimulação imunológica e alterações patológicas dos tecidos pulmonares semelhantes às observadas em pacientes humanos após a infecção por este vírus.

Objetivo (s)

Com o objetivo de avaliar o fenótipo de distintas variantes do SARS-CoV-2, realizamos a infecção pelas variantes SARS CoV-2- A e B1.1.33 em hamsters sírios, e procedemos com a análise da expressão de genes envolvidos em importantes respostas pró inflamatórias e imunes inatas utilizando tecnologia TaqMan Array (Custom Plating).

Material e Métodos

Hamsters sírios foram inoculados com as variantes A e B1.1.33 por via intranasal e submetidos à eutanásia no quinto e décimo dias após a infecção (5 e 10dpi, respectivamente). O pulmão foi coletado para mensuração do número de cópias de RNA viral por RT-qPCR. RNA total foi extraído do pulmão de cada hamster para análise dos 44 genes descritos de acordo com Zivcec et al, 2010. Os cDNAs (2 ng/uL) foram adicionados a placas TaqMan, que continham 44 alvos relacionados a respostas pró-inflamatórias e imunes inatas e 4 candidatos a genes de referência. Outros 6 animais receberam PBS por via intranasal, foram eutanasiados e direcionados para as mesmas análises, servindo como nossos controles negativos.

Resultados e Conclusão

RNA viral foi detectado nos pulmões dos animais eutanasiados infectados. Os resultados iniciais obtidos utilizando as placas TaqMan apontam para consideráveis elevações na expressão de genes nos pulmões dos animais experimentais em comparação com os animais controle, tais como os alvos P27, IP-10, IL1B, ICAM1 e STAT1. Hamsters inoculados com B1.1.33 eutanasiados em 5dpi apresentaram marcante elevação global no perfil de expressão gênica quando comparados aos demais animais. Estes resultados preliminares obtidos com as placas TaqMan indicam que o vírus SARS-CoV-2 foi capaz de induzir alterações nos níveis de RNA de genes envolvidos em processos inflamatórios nos pulmões destes hamsters, reforçando a robusta suscetibilidade do modelo e a sua viabilidade para estudos envolvendo patogênese e avaliação da eficácia de novas propostas terapêuticas.

Palavras-chave

COVID-19. SARS-CoV-2. Golden Syrian Hamsters. RT-qPCR. TaqMan Array.

Agradecimentos

FAPERJ

Área

Eixo 09 | COVID-19

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Daniela del Rosário Flores Rodrigues, Alexandre dos Santos Silva, Arthur Daniel Rocha Alves, Jaqueline Mendes de Oliveira, Andreza Salvio Lemos, Rodrigo Muller, Otacilio da Cruz Moreira, Marcelo Alves Pinto