Dados do Trabalho
Título
Conhecimentos da comunidade de um município do Médio Mearim Maranhense sobre doença de Chagas
Introdução
A doença de Chagas (DC), de caráter negligenciado, é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi (Chagas, 1909), sendo alvo de pesquisas científicas que identifiquem fatores que contribuem para sua ocorrência. Nessa conjuntura, é importante o desenvolvimento de estudos junto à sociedade para medir o nível de conhecimento da população sobre a parasitose.
Objetivo (s)
O presente estudo teve por objetivo estimar o conhecimento dos moradores de Lago dos Rodrigues, município da Microrregião do Médio Mearim, estado do Maranhão, sobre a DC.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo observacional e transversal cuja coleta de dados foi executada por meio da aplicação de questionário entre 03 de agosto e 16 de setembro de 2022. Foram incluídos indivíduos oriundos e residentes do município de Lago dos Rodrigues, de ambos os sexos, maiores de 18 anos, que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido em duas vias e concordaram em participar da pesquisa. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) sob Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE) número 61306122.9.0000.5554.
Resultados e Conclusão
Participaram, inicialmente, 63 indivíduos, sendo a maioria mulheres (n = 48; 76,2%), pardos (n = 46; 73,0%) e com Ensino Médio completo (n = 31; 49,2%). Dentre 20 profissões distintas, a maioria correspondeu a trabalhadores rurais (n = 27; 49,2%). Na população investigada, nenhum caso de DC foi encontrado, sendo que 50 (79,4%) indivíduos asseguraram já ter ouvido falar da doença. Quanto ao agente etiológico, 29 (46,1%) apontaram não saber o que causava a doença. Na comunidade, 31 (49,2%) participantes acreditam que o diagnóstico correto deve ser feito por exames laboratoriais. Quanto à transmissão, 28 (44,4%) indivíduos relataram que a doença não pode ser transmitida via oral e 73,0% (n = 46) dos entrevistados asseguraram consumir açaí semanalmente. Em relação às medidas profiláticas, 46 (73,0%) pessoas direcionam suas ações ao combate da via vetorial.
O estudo permitiu verificar o nível de conhecimento dos moradores do referido município maranhense, a respeito da DC. Salientam-se concepções errôneas sobre a DC em decorrência da ausência de instrução escolar e de ações educativas voltadas à comunidade. A realização de palestras pode garantir que o percentual de infecções na região seja reduzida, por meio da ação conjunta entre sociedade e autoridades de saúde pública locais.
Palavras-chave
Conhecimento popular. Doença de Chagas. Transmissão oral. Maranhão.
Agradecimentos
PIBIC/UEMA; CAPES
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Elainne Silva Freire, Giovanna Rotondo de Araújo, Aline do Carmo Silva, Juliana Maria Trindade Bezerra