Dados do Trabalho


Título

Interações ecológicas evidenciam a complexidade da transmissão de Leishmania panamensis em um foco de LT na região andina da Colômbia

Introdução

A dinâmica de transmissão das leishmanioses é complexa devido à diversidade de espécies de flebotomíneos, parasitas e hospedeiros envolvidos.

Objetivo (s)

O estudo teve como objetivo analisar a interação ecológica entre Leishmania sp., as espécies de flebotomíneos e os hospedeiros em uma área de transmissão de leishmaniose tegumentar (LT) na região andina da Colômbia.

Material e Métodos

O estudo foi realizado no período de novembro de 2020 e outubro de 2021, no município de Victoria (Caldas), que apresenta um registro constante de casos de LT. Foram feitas coletas entomológicas mensais em seis domicílios, usando armadilhas CDC e barraca de Shannon. As fontes sanguineas nos flebótomos foram inferidas usando blastn contra um conjunto de dados de referência curado contendo as sequências de rRNA 12S pertencentes a vertebrados com distribuição na América do Sul. A detecção de Leishmânias foi feita pela amplificação de um fragmento do gene hsp70, e a identificação das espécies por meio da PCR-RFLP (polimorfismos de tamanho de fragmentos de restrição).

Resultados e Conclusão

4.621 espécimes (3.511 fêmeas e 1.110 machos) distribuídos em 20 espécies foram capturados. Nyssomyia yuilli yuilli e Psychodopygus ayrozai foram as mais abundantes, representando 69,9% do total capturado. Leishmania panamensis foi identificada como a espécie circulante no foco, com uma taxa mínima de infecção (IMR) de 1,2%. Ny. yuilli yuilli apresentou hábito alimentar eclético com predominância de animais domésticos e dominância no intradomicilio das fêmeas ingurgitadas. Por outro lado Ps. ayrozai foi mais frequente no extra e no peridomicilio e a fonte alimentar com predominância em tatu e humano.
Conclusão: Nossos achados sugerem a existência de diferentes padrões de interação vetor-Leishmania-hospedeiro no foco estudado, sugerindo Ny. yuilli yuilli como seu principal vetor no ambiente domiciliar, porém com Ps. ayrozai permitindo a transição entre o ciclo silvestre e o peridomiciliar.

Palavras-chave

Leishmaniose tegumentar, flebotomíneos, interações ecologicas

Agradecimentos

LCPL foi apoiada pelo Programa Nacional de Formação Doutoral (COLCIENCIAS, Processo de bolsas 860-2019).

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Laura Cristina Posada-Lopez, Andrés Velez-Mira, Omar Cantillo, Adriana Castillo-Castañeda, Juan David Ramírez, Eunice Galati, Fredy Galvis-Ovallos