Dados do Trabalho


Título

Importância fisiopatológica e clínica do comprometimento pulmonar induzido pela peçonha de Crotalus durissus cascavella em modelo murinho

Introdução

A peçonha de Crotalus durissus cascavella (Cdc) possui uma ampla variabilidade de compostos neurotóxicos, miotóxicos, hematológicos e citotóxicos que induzem graves repercussões multissistêmicas, que usualmente se expressam de forma clínica através de coagulopatias, insuficiência respiratória e renal, hipotensão, choque e óbito.

Objetivo (s)

Avaliar o comprometimento pulmonar induzido pela peçonha de (Cdc) em camundongos, utilizando a patologia experimental.

Material e Métodos

Conduzimos um estudo experimental randomizado, envolvendo 72 animais inoculados por via intraperitoneal com solução salina no grupo controle (GC), assim como peçonha no grupo experimental (GE). Os animais foram sacrificados em intervalos predeterminados (1 h, 3 h, 6 h, 12 h, 24 h e 48 h) e fragmentos pulmonares foram coletados para análise histológica de H&E e Masson.

Resultados e Conclusão

O GC não apresentou alterações inflamatórias no parênquima pulmonar. No GE, observou-se edema intersticial e alveolar, necrose, perdas septais seguidas de distensões alveolares e áreas de atelectasia no parênquima pulmonar após três horas. A análise morfométrica do GE apresentou infiltrados inflamatórios pulmonares em todos os intervalos de tempo, sendo mais significativo às três e seis horas (p = 0,035) e seis e 12 horas (p = 0,006). As zonas de necrose foram significativas nos intervalos de uma e 24 h (p = 0,001), uma e 48 h (p = 0,001) e três e 48 h (p = 0,035). A peçonha de Crotalus durissus cascavella induz uma lesão inflamatória difusa, heterogênea e aguda no parênquima pulmonar, com extensas áreas de destruição parenquimatosa, obliteração brônquica por infiltrado inflamatório, atelectasia, com discreta alteração nos depósitos de colágeno no parênquima pulmonar peribrônquico e perivascular, demonstram que podem ocorrer potenciais implicações clínicas na mecânica respiratória e nas trocas gasosas em um individuo acidentado. O diagnóstico de danos pulmonares precoce e o tratamento imediato desta condição são essências para prevenir lesões pulmonares graves e contribuirá para uma recuperação satisfatória do acidentado por Crotalus durissus cascavella.

Palavras-chave

Inflamação pulmonar; dano alveolar; lesão vascular; Crotalus durissus cascavella

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Ilka Biondi, Marcos Lázaro da Silva Guerreiro, Elen Azevedo, Mateus Souza de Moura, Soraya Castro Trindade, José Bessa, Ricardo Gassmann Figueiredo