Dados do Trabalho
Título
Identificação e caracterização de sinais de localização nuclear em GP63 de Leishmania (Viannia) braziliensis
Introdução
Leishmania (Viannia) braziliensis é um importante agente etiológico da Leishmaniose Tegumentar no Brasil, cujos fatores de virulência como as proteases vêm revelando nuances da relação deste parasito com os hospedeiros vertebrados. Estas enzimas catalisam a hidrólise de ligações peptídicas e estão envolvidas em vários processos biológicos no ciclo de vida de Leishmania spp. Algumas funções atribuídas às proteases destes parasitos dizem respeito à atuação diretamente no metabolismo dos macrófagos do hospedeiro mamífero. Já é descrito que as glicoproteínas de 63 kDa (GP63), podem ser liberadas através de exossomos para o meio intracelular de macrófagos do hospedeiro independente da fagocitose.
Objetivo (s)
Caracterizar in silico as GP63 de L. (V.) braziliensis e identificar a presença de sinais de localização nuclear (Nuclear Localization Signal – NLS) e domínios conservados.
Material e Métodos
As sequências foram obtidas do banco de dados Genedb (https://www.sanger.ac.uk/tool/genedb/) e a identificação de padrões comparativos foi realizada através do Itol - Interactive Tree of Life (https://itol.embl.de). Após alinhamento das sequências com auxílio do algoritmo MAFFT (https://mafft.cbrc.jp/alignment/server), as mesmas foram analisadas nos servidores EXPASY (https://www.expasy.org), UNIPROT (https://www.uniprot.org), múltiplas ferramentas no MEME Suite (https://meme-suite.org/meme), SWISS-MODEL (https://swissmodel.expasy.org/) e PyMOL (https://pymol.org).
Resultados e Conclusão
Foi possível identificar, mapear e caracterizar os motivos NLS (KRDILV) nas isoformas (n = 12) da GP63 analisadas. A probabilidade dessas enzimas ocorrerem no ambiente extracelular e na superfície da membrana do parasito também foi avaliada. Os resultados obtidos indicam que as GP63 de L. (V.) braziliensis apresentam domínios de peptídeo sinal e pró-peptídeo indicando que essa enzima pode ser exportada na forma imatura. Os genes de GP63 de L. (V.) braziliensis que ocorrem no cromossomo 10 estão divididos em clados diferentes (n = 6). as isomorfas da metaloprotease GP63 possuem alto grau de identidade estrutural o que possibilitou a predição das respectivas estruturas 3D através da modelagem estrutural. Foi observada a presença em outras Leishmania spp, apresentando uma conservação sintênica com L. (L.) infantum, o que indica que o direcionamento nuclear pode ser um mecanismo importante e utilizado por estes parasitos ao longo do processo evolutivo.
Palavras-chave
Leishmania (Viannia) braziliensis, GP63, proteases, bioinformática
Agradecimentos
CNPq, FAPERJ e CAPES
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado
Autores
Lara da Mata Aredes Riguetti, Fransuellem Batista de Moura-Brito, Luzia Monteiro de Castro Cortês, Carlos Roberto Alves, Franklin Souza da Silva