Dados do Trabalho


Título

Avaliação do nível de conhecimento sobre o tema Saúde Única entre estudantes e profissionais de medicina veterinária

Introdução

O conceito de Saúde Única reconhece que a saúde dos seres humanos, animais, plantas e o ambiente está interconectado e interdependente. Essa forma de atuação se articula facilmente com o profissional da medicina veterinária, pois o profissional dessa área possui em sua formação tanto a saúde animal, quanto a saúde pública e a saúde ambiental.

Objetivo (s)

Avaliar o nível de conhecimento sobre o tema Saúde Única, entre os estudantes e profissionais da medicina veterinária, com destaque para a atuação dessa classe e as relações multiprofissionais e intersetoriais que existem na área.

Material e Métodos

O estudo foi baseado em uma abordagem quantitativa, utilizando um formulário eletrônico através da plataforma Google Forms, o link de acesso foi compartilhado em aplicativos como Gmail, WhatsApp e Instagram para acadêmicos e profissionais da medicina veterinária. O formulário eletrônico foi disponibilizado por período de 2 meses.

Resultados e Conclusão

Foram obtidas 122 respostas, entre os participantes, verificou-se a frequência de respostas de 82% (100/122) e 18% (22/122), sendo dados correspondentes à categoria estudante e profissional, respectivamente. Cerca de 7,3% (09/122) dos entrevistados não possuem conhecimento algum sobre o assunto Saúde Única, entretanto 30,3% (37/122) possuem um conhecimento superficial do assunto, indicando noção, sabe o que é, mas não é capaz de falar sobre, 28,6% (35/122) possuem um conhecimento parcial do assunto. Quanto ao entendimento completo sobre Saúde Única, 31,9% (39/122) dos entrevistados, possuem capacidade de descrever globalmente sobre o assunto e suas relações, aplicando o conceito ou conhecimento de maneira aceitável e por fim, apenas 1,6% (2/122) possuem domínio amplo e profundo sobre o assunto, demonstrando conhecimento técnico. Desta forma, conclui-se que embora os alunos e profissionais entrevistados demonstram algum nível de conhecimento em relação ao conceito Saúde Única, este é em sua maioria, básico e parcial, haja vista que 66,4% dos entrevistados demonstrou incerteza ou afirmam não conhecer o assunto. Logo, torna-se essencial a inclusão da temática Saúde Única na grade curricular das instituições de ensino superior, pois é notório a carência de conhecimento acerca da atuação do médico veterinário e as relações multiprofissionais e intersetoriais existentes na Saúde Única.

Palavras-chave

Saúde única; Medicina Veterinária

Agradecimentos

CNPq, Instituto Evandro Chagas e Centro Nacional de Primatas

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Ewerton Lourenço Barbosa Favacho, Natalia Torres Ladislau, Sabrina Luany Silva Silva, Gerlane Nunes Noronha, Liliane Almeida Carneiro