Dados do Trabalho


Título

ALTERAÇÕES NA COAGULAÇÃO E SEUS IMPACTOS NOS NÍVEIS DE NGAL URINÁRIO EM PACIENTES COM ACIDENTE BOTRÓPICO

Introdução

O acidente botrópico é uma das principais causas de envenenamento por animais peçonhentos no Brasil. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para evitar complicações, como o sangramento, que podem contribuir para disfunção renal nesses pacientes. A neutrophil gelatinase-associated lipocalin (NGAL) é um marcador precoce de injúria renal aguda em diversos contextos clínicos, incluindo o acidente botrópico.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi avaliar a função renal em pacientes com acidente botrópico que apresentaram sangramento na admissão hospitalar em comparação com aqueles que não apresentaram sangramento, utilizando os critérios convencionais e o marcador NGAL.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo observacional prospectivo em 35 pacientes, com acidente botrópico, atendidos em um hospital de referência em toxicologia na cidade de Fortaleza (CE) no período de 2018 a 2021. Os pacientes foram divididos em dois grupos: com sangramento na admissão hospitalar (n=17) e sem sangramento (n=17). Os parâmetros tradicionais de função renal e os níveis de NGAL foram avaliados na admissão hospitalar (T1) e nos tempos de 12 a 16h (T2) e 24 a 28h (T3) pós-mordedura. Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da Universidade de Fortaleza (CAAE: 41664214.5.0000.5052).

Resultados e Conclusão

Não houve diferença significativa entre os grupos em relação ao gênero, idade e tempo de picada até o atendimento. Os parâmetros de função renal foram semelhantes entre os grupos na admissão hospitalar. Além disso, os níveis de NGAL sérico e urinário não apresentaram diferença significativa entre os grupos na admissão hospitalar. No entanto, durante o internamento, foi observado que, no grupo sem sangramento, os níveis de NGAL urinário reduziram conforme cuidados clínicos e após o uso do soro antiofídico, variando de T1=23,4 (20,8 - 25) até T3= 9,6 (4,7-20,8) (p<0,05), enquanto que no grupo com sangramento, os níveis de NGAL urinário permaneceram alterados mesmo após o uso do soro antiofídico, alterando T1=23,5 (22,6 - 53,5) até T3= 23,4 (17,3 - 46,2) (p>0,05). Diante disso, distúrbios de coagulação graves podem ser um fator de risco importante para a lesão renal persistente em acidentes botrópicos, mesmo após a internação e o uso do soro antiofídico, sendo importante o acompanhamento clínico e a avaliação da função renal mesmo após a alta hospitalar.

Palavras-chave

Acidente ofídico; Bothrops; NGAL; Injúria renal aguda

Agradecimentos

Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap).

Área

Eixo 03 | Acidentes por animais peçonhentos

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Nicole Coelho Lopes, Bruna Viana Barroso Martins, Gdayllon Cavalcante Meneses, Letícia Machado de Araújo, Polianna Lemos Moura Moreira Albuquerque, Ranieri Sales de Souza Santos, Elizabeth De Francesco Daher, Alice Maria Costa Martins