Dados do Trabalho


Título

Monitoramento de casos suspeitos de sarampo detectados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional no Brasil, 2023

Introdução

O sarampo é uma doença viral, infecciosa aguda, em que sua contaminação ocorre por meio de secreções nasofaríngeas expelidas ao tossir, espirrar, falar ou respirar. As manifestações clínicas incluem febre alta, exantema, tosse seca e coriza. Atualmente, é uma das principais causas de morbimortalidade em crianças menores de 5 anos de idade. No Brasil, o sarampo é uma doença de notificação compulsória. Com objetivo de fornecer apoio na eliminação do sarampo, uma vigilância sensível e oportuna é desenvolvida pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional.

Objetivo (s)

Descrever o monitoramento de casos suspeitos de sarampo detectados pelo CIEVS Nacional no Brasil, 2023.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo descritivo. As informações foram extraídas das bases de dados do CIEVS Nacional a partir do recebimento de notificações de casos suspeitos de sarampo, entre janeiro e maio de 2023. As ações de vigilância desenvolvidas pelo CIEVS Nacional se iniciam pela detecção de casos suspeitos de sarampo, de forma ativa, por meio de canais não oficiais de notificações, ou de forma passiva, através dos canais oficiais de notificação. O processo de monitoramento desenvolvido pelo CIEVS Nacional é um grande aliado para as ações de eliminação do sarampo no Brasil, pois fornece um panorama epidemiológico do comportamento da doença e sua distribuição no país, subsidiando ações de resposta diante de potencial emergência em saúde pública.

Resultados e Conclusão

No período, um total de 24 casos suspeitos de sarampo passaram a ser monitorados pelo CIEVS Nacional, sendo 11 do sexo masculino e 13 do sexo feminino. A maior ocorrência foi na SE 15/2023, que apresentou 7 casos suspeitos. O estado que apresentou a maior concentração de casos suspeitos foi o estado do Pernambuco, com 7 casos suspeitos notificados. A faixa etária predominante é de até 2 anos de idade, que representa o total de 14 casos notificados. Ações de vigilância em saúde relacionadas ao sarampo auxiliam no controle e na eliminação da transmissão do vírus do sarampo no Brasil.

Palavras-chave

Sarampo; Vigilância em Saúde Pública; Monitoramento epidemiológico.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Caroline Nunes Dos Santos, Gabrielle Dias Wanzeller Da Silva, Isabela Geovanna Jales Duarte, Marina Pissurno Do Nascimento, Nina Luiza Sá Fischer, Maria Cristina Lima Fontenele Presta, Muriel Matos do Nascimento Silva, Otto Henrique Nienov, Rebeca Cristine Campos Martins, Marcio Henrique de Oliveira Garcia