Dados do Trabalho


Título

SUSTENTABILIDADE DA VEDAÇÃO DE GRANDES TANQUES PARA O CONTROLE DO AEDES AEGYPTI: UMA ABORDAGEM ECO-BIO- SOCIAL

Introdução

Para o controle vetorial, a abordagem eco-bio-social (EBS) se torna destaque pela aplicação de conceitos relacionados a educação social e cuidado com meio ambiente. Considerada uma estratégia inovadora, dentre suas ações, está a vigilância e controle no
ambiente domiciliar, incluindo os grandes tanques, como as caixas d’água. Estas, se configuram como criadouro permanente, por manterem seu volume constante e geralmente estarem localizadas em local de difícil acesso para a inspeção.

Objetivo (s)

Discorrer sobre a sustentabilidade da vedação de grandes tanques para o controle do Aedes aegypti, na perspectiva da abordagem EBS.

Material e Métodos

Estudo de abordagem qualitativa acerca da teoria da abordagem EBS. Realizado no município de Fortaleza, nos bairros Conjunto Ceará e Vila Manuel Sátiro. Foram realizadas 23 visitas domiciliares a moradores que participaram de uma intervenção, em que foi recomendado a vedação das caixas d’água pelo projeto de pesquisa, após um estudo entomológico e essas coberturas foram violadas. As entrevistas foram transcritas e utilizou-se a Análise de Conteúdo/Temática de Minayo para a análise. Resultou-se a categoria: “Sustentabilidade, durabilidade e permanência da vedação”.

Resultados e Conclusão

A presença dos grandes tanques, como as caixas d’agua nos domicílios, se dá devido à irregularidade do sistema de distribuição de água, se tornando uma imposição e até cultural, mas são localizadas em difícil acesso para os moradores, o que os leva à dependência de outras pessoas para fazer a vigilância, lavagem ou reparos, fator que acarreta a violação precoce da vedação. Entretanto, profissionais da saúde ou da construção civil que realizam esse serviço, violam e não efetuam a colocação correta da vedação, padronizada pelo projeto de pesquisa. Apesar disso, alguns dos moradores conseguiram refazer a vedação adequadamente, o que sinaliza sustentabilidade, no sentido de permanência de vedação. Quanto à sustentabilidade ecológica, alguns participantes relataram a confiança no uso de inseticidas, mesmo após a intervenção pela pesquisa. Foi observado que dentre todos os tanques que foram cobertos e os poucos que foram violados, ainda houve casos pontuais de recoberta correta da vedação, fator que destaca uma maior sustentabilidade, no sentido de permanência de vedação. Porém, considerando a sustentabilidade ecológica, os moradores ainda consideram o inseticida como uma segurança maior para o controle vetorial.

Palavras-chave

Controle de vetores. Controle de Doenças Transmissíveis. Sustentabilidade.

Agradecimentos

IRDC e CAPES

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Ana Carolina Melo Queiroz, Mardenia Gomes Vasconcelos Pitombeira, Antônio Rodrigues Ferreira Junior, Kilma Wanderley Lopes Gomes, Kellyanne Abreu Silva, Francisca Jessika Nunes de Moura, Andrea Caprara