Dados do Trabalho


Título

Série de casos de reações adversas ao tratamento de malária por Plasmodium vivax em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas, julho a outubro de 2022

Objetivo (s)

Descrever os casos identificados com reações adversas ao tratamento de malária por P. vivax em São Gabriel da Cachoeira, Amazonas.

Material e Métodos

Estudo descritivo do tipo série de casos, no período de primeiro de julho a 26 de outubro de 2022, com residentes do município de São Gabriel da Cachoeira/AM. Foi considerado caso o paciente que recebeu tratamento para malária por P. vivax com uso de cloroquina e primaquina e apresentou sinais e/ou sintomas de urina escura e/ou cianose nos lábios e extremidades, sendo notificado pelos serviços de saúde do município. Para coleta de dados, utilizou-se questionário semiestruturado, coleta de amostra biológica para atividade de Glicose-6-Fosfato Desidrogenase (G6PD) e, como fonte de dados, busca de prontuários e fichas de notificação de malária. Os dados foram analisados através de medidas de frequência absoluta e relativa, tendência central e dispersão por meio dos softwares Microsoft Office Excel 365 e Epi Info versão 7.5.2.0.

Resultados e Conclusão

Foram notificados 16 casos, sendo a maioria do sexo masculino (11/16) e mediana de idade de 29 anos (mínimo:15-máximo:57). Identificou-se que 11/16 relataram primeira infecção por malária, considerados primoinfectados. Observou-se uma mediana de três dias (mínimo:1-máximo:9) para os intervalos entre a data do início dos sintomas e início do tratamento e mesma mediana (mínimo:1 – máximo:5) entre o início do tratamento e as reações adversas. Em relação aos valores quantitativos de G6PD, 6/16 apresentaram valor abaixo do esperado, sugerindo uma possível deficiência da enzima. Dez casos fizeram gasometria de sangue arterial, os quais apresentaram uma mediana da fração de metemoglobina de 11,5% (mínimo:5,6%-máximo:35,9%), evidenciando um quadro clínico de metemoglobinemia. A mediana de três dias encontrada no intervalo entre o início dos sinais e sintomas da malária e o início do tratamento reforça a importância do diagnóstico e tratamento oportunos, evitando o aumento da incidência da doença e complicações clínicas ao paciente. Na literatura científica, vários estudos mostram que há relação entre o uso de primaquina e a presença de anemia hemolítica em indivíduos enzimopênicos, como também que o uso de primaquina aumentou os níveis de metemoglobina em pacientes com malária por P. vivax. Este fato pode estar relacionado aos casos descritos neste estudo devido a presença de urina escura e/ou cianose nos lábios e/ou extremidades.

Palavras-chave

Malária vivax. Antimaláricos. Eventos Adversos. Região Amazônica.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

EWERTON HANDERSON FIGUEIREDO MEDEIROS, LAIS FERRARI SANTOS, FRANCISCA RODRIGUES SANTOS, RITA JANE ANDRADE COSTA, MARCIO HENRIQUE OLIVEIRA GARCIA, SAMARA CAROLINA RODRIGUES, SILVIO LUIS RODRIGUES ALMEIDA, DANIELLE CRISTINE CASTANHA SILVA