Dados do Trabalho
Título
Vigilância dos óbitos por Mpox no Brasil: atuação do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional
Introdução
Em 7 de maio de 2022, foi detectado o primeiro caso confirmado de Mpox no Reino Unido. Em 23 de julho de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Em 29 de julho de 2023, o Ministério da Saúde ativou o Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública Nacional (COE-Mpox), com o objetivo de promover uma resposta coordenada por meio da articulação integrada envolvendo outras áreas técnicas do Ministério da Saúde.
Objetivo (s)
Descrever os óbitos por Mpox no Brasil e a atuação do CIEVS Nacional no monitoramento dos óbitos.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo descritivo dos óbitos por Mpox no Brasil, notificados ao CIEVS Nacional, entre 09 de junho de 2022 e 05 de maio de 2023. Inicialmente, foi instalada uma sala de situação e, posteriormente, o COE-Mpox para o monitoramento dos casos e óbitos, reunindo informações dos CIEVS Estaduais, E-sus Sinan, REDCap e CeVeSP. Os dados foram analisados através do Microsoft Excel.
Resultados e Conclusão
Em 28 de julho de 2022, foi confirmado o primeiro óbito por Mpox no Brasil, no estado de Minas Gerais. Até 05 de maio, foram notificados 53.399 casos, sendo 10.920 casos confirmados. Desses, 16 casos evoluíram para óbito, distribuídos em sete estados: Rio de Janeiro (n=05), Minas Gerais (n=04), São Paulo (n=03) e um caso nos estados do Pará, Santa Catarina, Maranhão e Mato Grosso. Todos os óbitos eram do sexo masculino, com mediana de idade de 31 anos. Quanto a orientação sexual, sete se identificavam como homossexuais. Os sintomas mais frequentes foram erupção cutânea (73,3%), seguido de febre (60%), lesão genital (60%) e lesão anal (53,3%). Doze pacientes necessitaram de hospitalização, desses 4 fizeram uso de medicamento Tecovirimat. O COE-Mpox continua ativo e a Rede CIEVS, juntamente com a área técnica responsável, permanece monitorando o evento. A atuação do CIEVS Nacional no COE foi essencial para o estabelecimento da vigilância e enfrentamento da doença, além de apoiar na tomada de decisão em saúde pública.
Palavras-chave
Monkeypox, Mpox, Emergências, Notificação Imediata, Vigilância em Saúde pública, Monitoramento, COE, Sala de Situação.
Agradecimentos
Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente, Departamento de Emergências em Saúde Pública, Coordenação-Geral do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Maria Cristina Lima Fontenele Presta, Muriel Matos do Nascimento Silva, Caroline Nunes dos Santos, Gabrielle Dias Wanzeller da Silva, Nina Luiza Sá Fischer, Isabela Geovanna Jales Duarte, Marina Pissurno do Nascimento, Otto Henrique Nienov, Rebeca Cristine Campos Martins, Daniel Roberto Coradi de Freitas, Marcio Henrique de Oliveira Garcia