Dados do Trabalho


Título

Eventos de Saúde Pública monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional, Brasil, 2022

Introdução

O Brasil, atendendo aos preceitos do Regulamento Sanitário Internacional (2005), por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde, designou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional como a unidade operacional destinada a realizar detecção, verificação, monitoramento e resposta oportuna de emergências em saúde pública. Portanto, torna-se imprescindível o monitoramento dos Eventos em Saúde Pública a nível nacional e internacional.

Objetivo (s)

Realizar análise descritiva dos eventos monitorados pelo CIEVS Nacional no ano de 2022.

Material e Métodos

Estudo descritivo dos eventos notificados ao CIEVS Nacional no ano de 2022. Foram utilizados dados não nominais provenientes das fontes de notificação oficiais do CIEVS Nacional: e-Notifica, Formulário de Notificação Compulsória Imediata e Disque Notifica. O encerramento dos eventos segue o estabelecido pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação de até 60 dias em monitoramento e é encerrado pelas áreas técnicas ou CIEVS Estaduais. Os dados foram analisados através do Microsoft Excel.

Resultados e Conclusão

No ano de 2022, foram monitorados 277 eventos pelo CIEVS Nacional, a maioria relacionada a arboviroses (n=70;30,8%), seguido de sarampo (n=22;9,7%) e Paralisia Flácida Aguda (n=20;8,8%). Sobre o encerramento dos eventos, 55,2% (n=153) foram oportunos e 44,8% (n=124) foram inoportunos. Os Estados notificadores predominantes foram Pernambuco (n=40;14,4%), Ceará (n=23;8,3%) e Minas Gerais (n=17;6,1%). As arboviroses foram o agravo de maior notificação, ressaltando a importância na implementação de medidas de prevenção e de controle. Destaca-se a implementação da Sala de Situação para as arboviroses, que ocorreu em maio de 2022, onde o CIEVS Nacional apoiou nas atividades. A maioria das notificações foram realizadas pelos CIEVS Estaduais (n=147;53,0%), demonstrando a importância no fortalecimento enquanto Rede Nacional dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Rede CIEVS) para uma vigilância mais sensível e oportuna.

Palavras-chave

Vigilância em Saúde Pública; Regulamento Sanitário Internacional; Doenças de Notificação Compulsória; Monitoramento.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Nina Luiza Sá Fischer, Maria Cristina Lima Fontenele Presta, Marina Pissurno do Nascimento, Gabrielle Dias Wanzeller da Silva, Caroline Nunes dos Santos, Isabela Geovanna Jales Duarte, Muriel Matos do Nascimento Silva, Otto Henrique Nienov, Rebeca Cristine Campos Martins, Daniel Roberto Coradi de Freitas, Marcio Henrique de Oliveira Garcia