Dados do Trabalho


Título

Raiva em cães domésticos (Canis familiaris) no estado do Ceará (2001-2021)

Introdução

A raiva é uma zoonose causada por um vírus da família Rhabdoviridae do gênero Lyssavirus que acomete o sistema nervoso central de mamíferos, inclusive do homem, sendo considerado um importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, principalmente devido à sua letalidade que é de aproximadamente 100%. A transmissão se dá mediante o contato com a saliva de animais infectados através da mordedura, arranhadura e/ou lambedura.

Objetivo (s)

Descrever os casos de raiva canina no estado do Ceará, entre os anos 2001 a 2021.

Material e Métodos

Realizou-se um estudo descritivo, transversal de caráter retrospectivo. Os dados foram coletados junto à Secretaria Estadual da Saúde do Ceará dos setores de Epidemiologia e Controle de Vetores. O estado do Ceará está localizado na região Nordeste do Brasil e é subdividido em 184 municípios. As variáveis utilizadas na análise foram: cães positivos para raiva, casos de raiva humana, municípios de ocorrência e cobertura vacinal canina.

Resultados e Conclusão

No período analisado, foram notificados 16 casos de raiva humana, sendo o cão o principal transmissor (68,7%). Entre 2001 e 2003 confirmaram-se 10 casos de raiva em humanos (62,5%) e o cão foi a espécie transmissora de 100% dos casos. Destacamos a ocorrência de redução da transmissibilidade pelos cães após 2003. Das 12.191 amostras de cães enviadas para diagnóstico laboratorial de raiva, 304 foram positivas (2,5%) e se observou que o percentual de positividade diminuiu nos anos subsequentes. Os casos de raiva canina estavam distribuídos em 61 municípios (33%) e em todas as regiões do Estado, com maior concentração no número de casos absolutos na capital Fortaleza e Região Metropolitana. A cobertura vacinal canina foi superior à meta preconizada pelo Ministério da Saúde que é de 80%. Apesar da mudança do perfil de positividade em cães domésticos, a raiva envolvendo a espécie ainda está presente no estado do Ceará. Tal fato representa um problema de importância de saúde pública para os órgãos de saúde humana, animal e ambiental, necessitando de estratégias integradas de prevenção, detecção precoce e manejo dos casos que sejam compatíveis com o contexto social e regional.

Palavras-chave

Raiva canina; lyssavirus; profilaxia; raiva humana.

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Bruna Holanda Duarte, Raquel Proença, Márcio Henrique de Oliveira Garcia, Edenilo Baltazar Barreira Filho, Katariny Michelle de Araújo Pinheiro Tavares, Naylê Francelino Holanda Duarte