Dados do Trabalho
Título
Monitoramento de Eventos de Saúde Pública relacionados a Febres Hemorrágicas Virais pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional
Introdução
As Febres Hemorrágicas Virais (FHV) representam uma séria ameaça à saúde pública devido à alta mortalidade. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional, como unidade operacional do Ponto Focal Nacional do Regulamento Sanitário Internacional (PFN-RSI), é responsável por realizar a detecção e o monitoramento de eventos que possam constituir potenciais emergências de saúde pública.
Objetivo (s)
Descrever os eventos de saúde pública internacionais relacionados às FHV Ebola, Marburg e Febre de Lassa monitorados pelo CIEVS Nacional no período de junho de 2022 a abril de 2023.
Material e Métodos
Estudo descritivo, a partir do monitoramento dos eventos realizado rotineiramente pelo CIEVS Nacional por meio de publicações em sites oficiais de saúde ou da comunicação com os PFN-RSI dos países e com a Organização Mundial da Saúde.
Resultados e Conclusão
Entre 1 de junho de 2022 e 30 de abril de 2023, o CIEVS Nacional monitorou seis eventos relacionados às FHV. O primeiro evento foi o surto do vírus Marburg em Gana, declarado em 7 de julho e encerrado em 16 de setembro de 2022. O surto contou com 3 casos confirmados e dois deles evoluíram para óbito. O segundo evento foi o surto de Ebola na República Democrática do Congo, declarado em 21 de agosto e encerrado em 27 de setembro de 2022, que contou com apenas um caso confirmado que evoluiu ao óbito. O terceiro evento foi o surto do Vírus Ebola do Sudão em Uganda, declarado em 20 de setembro de 2022 e encerrado em 11 de janeiro de 2023, que contou com 142 casos confirmados e 55 óbitos em nove distritos de saúde. O quarto evento é o surto de Febre de Lassa na Nigéria. Cumulativamente, entre 01 de janeiro e 23 de abril de 2023, foram registrados 897 casos confirmados e 154 óbitos confirmados em cerca de 26 estados. O quinto evento monitorado é o surto do vírus Marburg na Guiné Equatorial, declarado em 13 de fevereiro de 2023. Até 30 de abril, 17 casos foram confirmados e, desses, 12 evoluíram ao óbito. O sexto evento é o surto do vírus Marburg na Tanzânia, declarado em 21 de março de 2023. Até 29 de abril, nove casos e seis óbitos foram detectados. O monitoramento contínuo, além de subsidiar informações para a construção de recomendações voltadas à saúde dos viajantes e a notificação de casos suspeitos, busca orientar as ações específicas e oportunas frente a potenciais emergências em saúde pública.
Palavras-chave
Febres Hemorrágicas Virais, Emergências, Monitoramento.
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Marina Pissurno do Nascimento, Gabrielle Dias Wanzeller Silva, Nina Luiza Sá Fischer, Caroline Nunes dos Santos, Isabela Geovanna Jales Duarte, Maria Cristina Lima Fontenele Presta, Muriel Matos do Nascimento Silva, Otto Henrique Nienov, Rebeca Cristine Campos Martins, Daniel Roberto Coradi de Freitas, Marcio Henrique de Oliveira Garcia