Dados do Trabalho


Título

O papel do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Nacional frente ao surto de Doença Diarreica Aguda, Santa Catarina, Brasil, 2023

Introdução

A Doença Diarreica Aguda (DDA) é uma síndrome ocasionada por diversos agentes infecciosos que causam doenças gastrointestinais. Os casos podem variar de leve a grave quando há desidratação severa. O Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Nacional realiza o monitoramento de eventos de potencial emergência para a saúde pública do Brasil.

Objetivo (s)

Descrever as ações de detecção e de monitoramento realizadas pelo CIEVS Nacional frente ao surto de DDA em Santa Catarina em 2023.

Material e Métodos

Estudo descritivo com informações do surto de DDA em Santa Catarina, entre janeiro e março de 2023, extraídas das bases de dados do CIEVS Nacional. Rotineiramente, a detecção de rumores é realizada pelo Epidemic Intelligence from Open Sources e verificada em fontes oficiais e/ou via e-mail junto ao CIEVS Estadual e área técnica do Ministério da Saúde. O rumor sendo verídico, torna-se um evento e é feita a avaliação de risco pela matriz de impacto e probabilidade. Os eventos são avaliados em: muito baixo, baixo, moderado, alto e muito alto. Os eventos de interesse à saúde pública são apresentados em reuniões periódicas com gestores e técnicos, chamadas de Comitê de Monitoramento de Eventos de Saúde Pública (CME).

Resultados e Conclusão

Em 05 de janeiro de 2023, o CIEVS Nacional detectou um rumor sobre um possível surto de DDA em Santa Catarina. Foi realizada a verificação com o CIEVS Estadual e área técnica, o qual iniciou as investigações no território. O evento foi avaliado como risco alto e acompnhado por sete semanas epidemiológicas no CME. Durante o período, foram notificados 30.468 casos de DDA acima do esperado em 30 municípios de Santa Catarina. Nenhum caso grave foi relatado e a causa do surto não foi identificada. A partir da detecção e do monitoramento do evento realizado pelo CIEVS Nacional, foi possível desencadear as investigações para controle do surto no Estado. Além disso, a apresentação do evento no CME apoiou na tomada de decisão pelos gestores e sensibilização das áreas técnicas para enfrentamento do surto.

Palavras-chave

Doença Diarreica Aguda; Surtos de Doenças; Vigilância em Saúde Pública; Epidemiologia.

Área

Eixo 14 | Outro

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Nina Luiza Sá Fischer, Marina Pissurno do Nascimento, Gabrielle Dias Wanzeller da Silva, Caroline Nunes dos Santos, Isabela Geovanna Jales Duarte, Maria Cristina Lima Fontenele Presta, Muriel Matos do Nascimento Silva, Otto Henrique Nienov, Rebeca Cristine Campos Martins, Daniel Roberto Coradi de Freitas, Marcio Henrique de Oliveira Garcia