Dados do Trabalho


Título

Tuberculose geniturinaria em um paciente imunocompetente

Objetivos(s)

Relatar caso de tuberculose geniturinaria, patologia não tão frequente na literatura, em pacientes imunocompetentes.

Relato do Caso

Paciente, masculino, 26 anos, ex-carcerário, sem morbidades previas, natural e residente da cidade do Rio de Janeiro – Rj; que iniciou quadro de linfonodomegalia, dor local e aumento do volume da bolsa escrotal durante dois anos. O paciente relata que o quadro iniciou quando estava em regime carcerário, com aumento e dor em bolsa escrotal. Refere ainda surgimento de fístula na região inguinal e da bolsa escrotal com saída de secreção hialina. Recebeu assistência médica na época com antibióticos apenas. Saiu do presídio em 02/2021 já sem dor, porém com aumento do volume da bolsa escrotal e presença de nódulos neste local. Negava traumas no local. No presídio relata ter tido inicialmente contato com alguns presidiários com quadro respiratório, os mesmos eram afastados durante a pandemia. Atualmente relata eventual dor espontânea em região testicular, sem associação com movimentos. Nega febre, emagrecimento, sudorese noturna.
História social e hábitos de vida: Mora com 2 pessoas ( filha e esposa) em casa de alvenaria, com 4 cômodos. Consome bebidas destiladas aos finais de semana. Possui um cachorro saudável, com vacinação anti-rábica em atraso. Nega o consumo de drogas ilícitas.

Conclusão

Esse caso refere-se a paciente concordante com a clínica e epidemiologia desta patologia. Foi preconizado o tratamento antibacilar, com o esquema preferencial. Apresentando boa resposta ao tratamento. O diagnóstico foi realizado através de exames não invasivos. No entanto, em muitos casos, a biópsia se faz necessário.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Amanda Fonseca Cruz, Rina Etzael Carrillo Pérez, Caio de Azevedo Pessanha, João Alberto de Sá Soares Bittencourt, Anna Caryna Cabral