Dados do Trabalho


Título

Caracterização genética de Giardia duodenalis na população canina do município de Belém, Pará.

Introdução

A transmissão zoonótica de parasitos pode ocorrer de forma direta, através do contato com animais infectados, ou indiretamente, pela ingestão de água e alimentos contaminados. Nesse sentido, cães e gatos podem albergar entre 30 a 40 agentes infecciosos que podem ser transmitidos entre esses animais e o ser humano, constituindo um grave problema de saúde pública. Dentre esses, Giardia duodenalis, um parasito intestinal de distribuição cosmopolita, circula entre seres humanos e uma ampla variedade de mamíferos domésticos e silvestres. Na atualidade, sabe-se que G. duodenalis é uma espécie composta por oito agrupamentos geneticamente diferentes, nomeados com as letras A-H. Embora os agrupamentos C e D sejam encontrados especificamente em cães, protozoários dos agrupamentos A e B podem circular entre seres humanos e estes animais, sendo considerados agrupamentos zoonóticos.

Objetivo (s)

O presente trabalho objetivou a caracterização genética de G. duodenalis presentes em amostras fecais de cães acolhidos no Centro de Controle de Zoonose (CCZ), no município de Belém-PA.

Material e Métodos

74 amostras individuais de fezes de cães foram processadas pelo método de Willis e o DNA dos cistos do parasito purificado. A identificação dos agrupamentos de G. duodenalis, foi feita através da amplificação com oligonucleotídeos específicos para a sequência do gene da β-giardina.

Resultados e Conclusão

As análises apontam que das 74 amostras analisadas, 37 (50%) se mostraram positivas na amplificação por PCR para detecção de G. duodenalis, mostrando uma elevada incidência da infecção nos animais acolhidos no CCZ. Por outro lado, a análise filogenética do gene da β-giardina mostrou que estes isolados pertenciam aos agrupamentos A, C e D. Quando analisados especificamente os isolados do agrupamento A, conseguiu-se comprovar que estes eram idênticos aos encontrados em isolados de G. duodenalis provenientes de infecções humanas no município. Conclusão: A similitude entre os isolados de G. duodenalis presente em amostras de fezes de cães e seres humano, demonstra a transmissão zoonótica do parasito no município de Belém-PA.

Palavras-chave

Giardua duodenalis, agrupamentos, cães, zoonose.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Tatiane Rodrigues de Oliveira, Kelion de Almeida Costa, Irene da Silva Soares, Sérgio Rodriguez-Málaga