Dados do Trabalho


Título

Estudo in silico de inibidores da enzima tripanotiona redutase de Leishmania amazonensis

Introdução

A leishmaniose é uma zoonose causada por protozoários do gênero Leishmania e a espécie L. amazonensis se destaca como causador da leishmaniose cutânea no Brasil. Os tratamentos farmacológicos disponíveis ainda são um grande desafio para os profissionais de saúde, uma vez que comumente são observados eventos adversos e cepas refratárias ao tratamento.

Objetivo (s)

O objetivo do presente estudo é avaliar a potencial atividade in silico de compostos análogos da L-glutamina contra a enzima tripanotiona redutase (TR) de L. amazonensis.

Material e Métodos

Compostos derivados da L-glutamina provenientes de uma biblioteca pública - BraCoLi (The Brazilian Compound library) (n=69) foram selecionados para as análises in silico. A obtenção das estruturas 2D-3D foi realizada no ChemSketch v.2021, Avogadro v.1.2.0. e AutodockTools v.1.5.6. Estudos de molecular docking foram realizados no programa AutodockVina v.1.2.0. Os parâmetros analisados foram: afinidade global média (Kcal/mol),cKi (constante de inibição em micromolar) e Z score. Para a avaliação dos parâmetros farmacocinéticos dos compostos testados, foi utilizada a plataforma SwissADME e para atividade biológica foi utilizada a plataforma PASS Online.

Resultados e Conclusão

Dos 69 compostos analisados, cerca de 20% mostraram potencial atividade contra a enzima TR de L. amazonensis em um ou mais estágios catalíticos. Destaca-se que estes compostos demonstraram afinidade de ligação -8.26 Kcal/mol ou inferior nos diferentes estágios catalíticos da TR. Três compostos demonstraram potencial atividade biológica antiparasitária e/ou antiprotozoario. Além disso, oito compostos demonstraram características promissoras para serem administrados por via oral. Destaca-se a potencial atividade de cerca de onze compostos contra a enzima TR de L. amazonensis, sendo considerados candidatos a testes in vitro para confirmação da atividade biológica.

Palavras-chave

Leishmania amazonensis. Tripanotiona redutase. Molecular docking.

Agradecimentos

Este trabalho recebeu financiamento do Programa de Pós-graduação em Ciências Farmacêuticas da UFJF.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Karolayne Helena Capistrano Andrade, Ari Sérgio Oliveira Lemos, Priscila Vanessa Silva Zabala Capriles, Lauren Hubert Jaeger