Dados do Trabalho


Título

Uso de armadilhas adesivas na captura de flebotomíneos

Introdução

Estudos sobre a presença e densidade populacional do vetor, biodiversidade de espécies de flebotomíneos são importantes para prevenção e controle das leishmanioses. Estes realizam captura de insetos adultos através de diferentes armadilhas, mais frequentemente utilizadas possuindo uma fonte luminosa e sistema integrado de sucção com hélices, as armadilhas luminosas tipo CDC. Apesar de serem eficientes, estas necessitam fonte de energia, tendo seu uso limitado. Armadilhas adesivas (AA) capturam insetos por interceptação, usando óleo de rícino ou gergelim em papel impregnado. As vantagens destas armadilhas são baixo custo, não exigência de fonte energética e possibilidade de utilização massiva.

Objetivo (s)

Avaliar a eficiência de armadilhas adesivas na captura de flebotomíneos utilizando diferentes tipos de papeis.

Material e Métodos

Em testes a campo, foram utilizados 3 galinheiros na zona urbana do município de Barra, Bahia, com presença confirmada de flebotomíneos em estudos anteriores. Estes galinheiros distanciavam cerca de 20 m entre si. Em cada ecótipo foram montados painéis de policloreto de vinilo (PVC), a 15cm de altura do chão, instalados nas paredes para fixação dos papeis com alfinetes. Utilizou- se 2 tipos de papeis, tipo manteiga (PM) e o A4 tipo sulfite (PA4), impregnadas com óleo de rícino através de pincel chato de forma homogênea. As armadilhas eram montadas ao entardecer, retiradas na manhã seguinte. Os papéis mediram 1247,4 cm² para cada armadilha, por galinheiro. Cada ciclo durou 3 noites consecutivas repetidos 5 vezes nas mesmas condições. Após triagem, os insetos foram armazenados para identificação taxonômica.

Resultados e Conclusão

Capturados 18 flebotomíneos, (12) espécimes na armadilha de PM e (6) A4. O ciclo 4 foi de maior ocorrência 3♂/2♀ no PM e 1♂/0♀ no A4. Ocorreu diminuição significativa em captura nos ciclos em que houve precipitação de chuva. A predominância foi do sexo Masculino 83,3%, em detrimento às fêmeas 16,7%, proporcionalmente semelhante para as duas armadilhas PM (10♂:2♀) (80%:20%) e A4 (5♂:1♀) (80%:20%). Maior captura de machos é esperada, relatado em estudos com AA e luminosas. Armadilhas adesivas tipo PM melhora a experiência na captura de flebotomineos em relação ao A4, por não permitir a ultrapassagem do óleo entre os lados da folha, agilizando sua instalação e a retirada dos insetos. Armadilha adesiva tipo PM apresentou maior número de insetos coletados, demonstrando melhor custo benefício, e, portanto, a escolhida para próxima fase do projeto.

Palavras-chave

Vetor armadilhas

Agradecimentos

UFOB

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Paulo Fernando Rocha Oliveira, Helen Larissa da Cruz Oliveira, Patrícia Ramos Oliveira, Jairo Torres Magalhães-Junior