Dados do Trabalho


Título

QUALIDADE DE VIDA DE PACIENTES COM LEISHMANIOSE CUTÂNEA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA ENTRE OS QUESTIONÁRIOS EQ-5D-3L E O CLIQ  

Introdução

A mensuração do impacto da leishmaniose e dos diferentes tratamentos na qualidade de vida dos pacientes é uma prática ainda incipiente, ainda sem definição de qual seria o melhor instrumento de avaliação.

Objetivo (s)

Avaliar o grau de responsividade de dois questionários de qualidade de vida, CLIQ e EQ-5D-3L e o desempenho do CLIC tendo o EQ-5D-3L como padrão de referência (validação de critério).

Material e Métodos

Estudo longitudinal em um centro de referência para leishmanioses no Brasil, realizado entre 2020 e 2022. Os questionários EQ-5D-3L e CLIQ foram aplicados antes, durante e após o tratamento para leishmaniose cutânea. A correlação entre os instrumentos foi avaliada com o Spearman’s correlation coefficient e a responsividade foi avaliada pelo Wilcoxon test. Para a estimativa dos pontos de corte para o CLIQ na discriminação entre pacientes com e sem prejuízo na qualidade de vida, os resultados obtidos com o EQ-5Q-3L foram dicotomizados entre pacientes relatando ‘nenhum problema’ e ‘problemas moderados ou problemas extremos’.

Resultados e Conclusão

Os coeficientes de correlação entre os dois instrumentos avaliados foram considerados satisfatórios nos momentos “antes” (- 0.596) e “durante o tratamento” (- 0.551). Por sua vez, houve baixa correlação entre os instrumentos “após o término do tratamento” (- 0.389). Em geral, a responsividade dos instrumentos foi satisfatória. Os escores no CLIC que maximizaram sensibilidade e especificidade para reconhecer comprometimento no estado de saúde antes e durante o tratamento foram 7 e 17 pontos, respectivamente. Entretanto, ao fim do tratamento, o CLIC não foi capaz de discriminar os indivíduos com alto e baixo impacto na qualidade de vida em comparação com o EQ-5D-3L. O CLIQ apresenta boa correspondência com o EQ-5D-3L quando aplicado antes e durante o tratamento, mas não se mostrou sensível na avaliação da perda da qualidade de vida na fase de seguimento após o término do tratamento.

Palavras-chave

Leishmaniose Cutânea; Qualidade de Vida; Indicadores de Qualidade de Vida

Agradecimentos

FIOCRUZ Minas e CNPq

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Endi Lanza Galvão, Janaína de Pina Carvalho, Tália Santana Machado de Assis, Mariana Lourenço Freire, Gláucia Cota, Sarah Nascimento Silva