Dados do Trabalho
Título
Vigilância de vírus gastroentéricos em pacientes imunossuprimidos atendidos em hospitais de Fortaleza-CE
Introdução
Os vírus gastroentéricos estão entre as principais causas de doenças diarreicas e são frequentemente associados a casos esporádicos e surtos, mostrando assim a importância da investigação e vigilância constante destes vírus. Pacientes imunossuprimidos apresentam maior susceptibilidade às infecções e reinfecções por agentes virais e podem sofrer diarreia grave e prolongada.
Objetivo (s)
Determinar a ocorrência dos vírus entéricos envolvidos em doenças diarreicas agudas em pacientes imunossuprimidos, atendidos em hospitais de Fortaleza.
Material e Métodos
Foram analisadas 1035 amostras de swab fecal, provenientes de 10 hospitais do município de Fortaleza e encaminhadas ao Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará (LACEN-CE) no período de março de 2021 a dezembro de 2022. As amostras foram processadas por meio da pesquisa sindrômica, utilizando a técnica de nested PCR Multiplex, em sistema fechado que integra preparação, extração, amplificação e detecção por análise da temperatura melting (Sistema Biofire® Filmarray® GI Painel) para detecção simultânea de 22 patógenos entre eles bactérias, vírus e parasitas.
Resultados e Conclusão
Vírus gastroentéricos foram detectados em 13,3% (138) das amostras enquanto bactérias e/ou parasitas foram detectados em 34,2% (354) das amostras. Norovírus GI/GII foram detectados em 83 (60,2%), seguida de sapovírus com 14 (10,2%), rotavírus A com 12 (8,7%), astrovírus com 11 (7,8%), adenovírus F40/41 com 4 (2,9%). Foram observadas 14 coinfecções (10,2%) sendo norovírus GI/GII e astrovírus a mais frequente. Dos pacientes infectados 62,3% (86) pacientes eram do sexo masculino e 37,7% (52) do sexo feminino com o predomínio de 62,3% (81) de crianças na faixa etária de 0 - 18 anos. A maior frequência de norovírus GI/GII observada neste estudo, corrobora com achados anteriores e demonstra a importância do gênero Norovirus entre os vírus causadores de gastroenterites virais na população estudada. Concluindo, acreditamos que a metodologia diagnóstica utilizada neste estudo foi fundamental para um diagnóstico diferencial rápido, permitindo assim, um melhor conhecimento da circulação viral para ações de vigilância. Estudos de caracterização de genótipo são necessários para complementação e estudos de evolução molecular destes vírus nessa população.
Palavras-chave
Gastroenterites, Doenças Diarreicas, Vírus Entéricos
Agradecimentos
Não aplicável
Área
Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Ana Carolina Barjud Marques Máximo, Karene Ferreira Cavalcante, Elza Gadelha Lima, Liana Perdigão Mello, Thais Magalhães de Freitas, Rosiane Marcelino Lobo Fernandes, Suyanne Tavares de Menezes, Débora Bezerra Silva, Vânia Angélica Feitosa Viana, Shirlene Telmos da Silva Lima, Marize Pereira Miagostovich