Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DE PROFICIÊNCIA NO DIAGNÓSTICO DE MALÁRIA POR MICROSCOPIA: DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA PARA GARANTIR ACESSO A UM DIAGNÓSTICO COM QUALIDADE

Introdução

O diagnóstico precoce através da gota espessa e o tratamento oportuno são elementos básicos e essenciais para contribuir com a redução do número de casos de malária, assim como a interrupção da cadeia de transmissão.

Objetivo (s)

Este estudo teve como objetivo avaliar o método de leitura duplo-cego para classificar a proficiência de leitores de exames de gota espessa no diagnóstico de malária.

Material e Métodos

Foram analisados os padrões de concordância nas leituras cegas visando evidenciar qual critério de classificação dos resultados de gota espessa (sensibilidade, especificidade ou acurácia) induz maior dificuldade na caracterização da proficiência e verificar se as condições psicológicas pessoais e/ou de trabalho, bem como a escolaridade e o tempo de serviço são fatores de interferência na reprodutibilidade das leituras. Participaram profissionais com atividade de leitura de gota espessa para o diagnóstico de malária que trabalham na rotina do setor da FMT-HVD em Manaus. Foram analisadas 200 lâminas de gota espessa em dois momentos (leitura e releitura) ao longo de 16 visitas. As lâminas foram distribuídas aleatoriamente em oito painéis de avaliação, cada um contendo 25 lâminas com composições diferentes. Em cada visita, cada leitor analisou 25 lâminas até completar os oito painéis. Um questionário sobre suas condições psicológicas era preenchido a cada leitura.

Resultados e Conclusão

Os resultados foram registrados em fichas de registro e as análises de concordância foram avaliadas pelos valores de Concordância Observada e pelo índice de Kappa. Com base na análise dos padrões de concordância de acordo com os critérios de sensibilidade e especificidade, as leituras apresentaram concordância "ótima" consigo mesmos (índice de Kappa de 0,81 a 0,99), com valores de concordância acima de 90%. No entanto, o critério de acurácia foi o que apresentou maior dificuldade na caracterização da proficiência dos leitores, com concordância "regular" intra-leitores (47-66%). O método de leitura duplo-cego foi eficaz para avaliar a proficiência dos leitores em relação à sensibilidade e especificidade do exame de gota espessa. Portanto, o método foi uma ferramenta que garantiu a competência e o desempenho dos leitores participantes no diagnóstico de malária em um laboratório de referência.

Palavras-chave

malária vivax; gota espessa; controle de qualidade; microscopistas.

Agradecimentos

Este projeto teve o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM- e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Fernanda Souza de Souza, Janaina Belem Gama, Stefanie Costa Pinto Lopes