Dados do Trabalho


Título

Relato de Achatina fulica (Bowdich, 1822) naturalmente infectada por Angiostrongylus cantonensis, no município de Salvador.

Introdução

O molusco da espécie Achatina fulica, originalmente africano, foi introduzido ilegalmente no Brasil, sendo conhecido popularmente como caramujo africano. Trata-se de uma espécie de gastrópode terrestre exótica considerada invasora, nociva às espécies silvestres nativas, à agricultura e à saúde pública. A. fulica é hospedeiro intermediário dos nematóides Angiostrongylus costaricensis e Angiostrongylus cantonensis que podem causar aos humanos a angiostrongilíase abdominal e angiostrongilíase cerebral, respectivamente. Na forma abdominal, o parasita se aloja no intestino causando enterite eosinofílica, enquanto que na forma cerebral, o parasita migra até o sistema nervoso central, podendo causar a meningite eosinofílica. As zoonoses geram impactos na saúde pública e precisam ser monitoradas para direcionar as ações de vigilância.

Objetivo (s)

Verificar a presença de infecção por Angiostrongylus spp. em exemplares de A. fulica no município de Salvador.

Material e Métodos

Foram realizadas coletas de 30 exemplares de moluscos em março de 2023 na orla marítima de Salvador, Praia de Armação. As amostras foram acondicionadas e encaminhadas ao Laboratório de Referência Nacional para Esquistossomose – Malacologia da Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz/RJ para identificação dos moluscos e ensaio parasitológico. O método utilizado foi digestão artificial de moluscos (Wallace e Rosen 1969 – modificado), conquiliologia e sequenciamento genético. Resultados:

Resultados e Conclusão

Dos 30 exemplares enviados, 10 morreram antes do ensaio parasitológico e foram descartados. Então, 20 exemplares foram analisados e identificados como Achatina fulica (Bowdich, 1822). A análise das amostras apresentou positividade no exame parasitológico e molecular, ou seja, foram identificadas larvas de Angiostrongylus cantonensis (Chen, 1935), helminto capaz de causar a zoonose meningite eosinofilica. Este é um importante registro da infecção de A. fulica por Angiostrongylus cantonensis no município de Salvador, pois demonstra que a população está exposta ao risco dessa zoonose. A partir desse resultado, ações de vigilância em saúde precisam ser desencadeadas para prevenção e controle das zoonoses associadas a A. fulica. Ademais, é interessante que a vigilância epidemiológica verifique se há vinculação dos resultados aqui descritos com casos de meningite eosinofilica notificados no município no intuito de compreender a situação de dessa zoonose no município.

Palavras-chave

Achatina fulica, Angiostrongylus cantonensis, saúde pública

Área

Eixo 01 | Ambiente e saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Miriam Flores Rebouças, Nina Pereira De Medeiros, Renato José De Araujo Filho, Pericles Pires Pereira, Fabricio Porto Sousa, Cristiane Carina Yuki