Dados do Trabalho
Título
Leptospirose humana no município de Salvador: perfil sócio demográfico dos casos confirmados e investigados no ano de 2022.
Introdução
A leptospirose é uma zoonose de importância para a saúde pública, pois formas graves podem evoluir para óbito. É uma doença de notificação compulsória e a transmissão ocorre principalmente por contato com a urina de roedores infectados. No Brasil, a leptospirose é endêmica, com média de 13.000 casos notificados/ano e Salvador enfrenta um número considerável de casos anualmente e estes costumam se relacionam a áreas com condições sanitárias precárias.
Objetivo (s)
Caracterizar o perfil sócio demográfico dos casos de leptospirose notificados e confirmados no Sistema de Notificação de Agravos (SINAN) e atendidos pelo CCZ em 2022.
Material e Métodos
Estudo descritivo, retrospectivo, realizado a partir de dados dos atendimentos realizados pelo CCZ em 2022 dos casos registrados no SINAN confirmados para leptospirose humana. A coleta e o tratamento de dados foram realizados no Microsoft Excel.
Resultados e Conclusão
Em 2022, 130 casos de leptospirose foram notificados no SINAN, dentre eles, 65 foram confirmados, enquanto 49 foram descartados, 6 foram óbitos por outras causas, 7 foram inconclusivos e 5 ainda não se tem o resultado. Em relação aos casos positivos, 18 tiveram como desfecho o óbito decorrente de leptospirose. A partir do banco de dados do CCZ dos atendimentos de investigações de casos confirmados, nota-se que apenas 1% dos indivíduos afetados possuíam nível superior completo e entre os acometidos, 73,8% eram homens e 59% tinham mais de 40 anos. O perfil ambiental mais favorável a infecção encontrada no estudo foi: presença de lixo/entulho (70,4%), área com vegetação (36,4%) e de baixada (31,8%). Sinais de roedores foram identificados em 34,1% dos locais investigados e 68,9% dos pacientes se infectaram no entorno da sua própria residência. A principal fonte de infecção foi água empoçada (27,3%), seguido por contato com vegetação (9,1%). Percebe-se que a leptospirose é um notável problema de saúde pública na cidade de Salvador, o que torna imprescindível a implementação de estratégias, visando conter a disseminação da bactéria Leptospira no meio ambiente, que refletirá na redução do número de casos da doença. Compreender o perfil da área mais susceptível e as principais fontes da infecção, pode ajudar a estabelecer prioridades nas decisões de vigilância dessa zoonose. Portanto, nota-se a importância de estudos locais como um instrumento para as autoridades de saúde pública promoverem o controle, prevenção e vigilância da leptospirose.
Palavras-chave
Leptospirose humana, perfil sócio demográfico, vigilância em zoonoses.
Área
Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Miriam Flores rebouças, Nina Pereira De Medeiros, Pericles Pires Pereira, Renato José De Araujo Filho, Cristiane Carina Yuki