Dados do Trabalho


Título

Evidência sorológica de Coxiella burnetii em leite bovino do Pantanal Sul-mato-grossense

Introdução

Coxiella burnetii é uma bactéria Gram-negativa intracelular, agente etiológico de uma zoonose conhecida como febre Q. Diversas espécies de animais participam do ciclo deste patógeno, porém, os ruminantes domésticos como bovinos e ovinos são os principais reservatórios da bactéria e principal fonte de infecção humana. A transmissão para os seres humanos ocorre principalmente pela inalação de formas de resistência da bactéria liberadas no ambiente durante o parto ou aborto, pelas fezes e urina de animais infectados. C. burnetii pode também ser identificada no leite, com diversos relatos de surtos ou casos isolados de Febre Q relacionados ao consumo de leite cru e seus derivados. No Brasil ainda são poucos os estudos sobre a circulação de C. burnetii na cadeia produtiva da pecuária leiteira.

Objetivo (s)

O objetivo deste estudo foi investigar a circulação de C. burnetii em amostras de leite de bovino provenientes de agropecuária familiar do Mato Grosso do Sul (MS), Brasil.

Material e Métodos

Foi realizada a coleta de 52 amostras de leite bovino entre os meses de julho e agosto de 2022 em sete propriedades do município de Corumbá, uma zona de fronteira com a Bolívia e dentro da sub-região Paraguai do Pantanal Sul mato-grossense. Área de intenso trânsito de animais silvestres e outras espécies domesticadas. Os produtores foram entrevistados por meio de um questionário e em seguida foram coletados individualmente 15 mL de leite de cada animal, que foram testados por ensaio imunoenzimático para detecção de anticorpos da classe IgG de fase I e II anti - C. burnetii.

Resultados e Conclusão

Um total de 15,4% (8/52) das amostras, provenientes de três propriedades distintas, foi sororreativo. De acordo com as informações fornecidas, os rebanhos com animais sororreativos produzem de 27 a 60 L de leite/dia, comercializados sem pasteurização e utilizados na produção de queijos artesanais destinados ao mercado local. Duas propriedades relataram desordens reprodutivas como, o nascimento de animais fracos, natimortos e placenta retida durante o parto. Esta é a primeira evidência de circulação de C. burnetii em rebanhos bovinos no MS, onde a produção leiteira é uma das maiores do país, e terceira atividade econômica mais importante da região, garantindo a renda e segurança alimentar de muitas famílias de pequenos produtores. Por fim, nossos resultados reforçam a necessidade da realização de mais estudos sobre a circulação desse agente sob um contexto de Saúde Única.

Palavras-chave

Coxiella burnetii, leite cru e Saúde Única.

Agradecimentos

CNPq, FAPERJ e CAPES.

Área

Eixo 11 | Infecções causadas por bactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Dominique Elvira Freitas, Wania Guimarães Santos, Matheus Ribeiro Silva Assis, Eduardo José Lopes Torres, Jorlan Fernandes Jesus, Elba Regina Sampaio Lemos