Dados do Trabalho


Título

Ocorrência de Esporotricose Animal e Humana no Município de Salvador, Bahia, Brasil no período de 2016 a 2022.

Introdução

A esporotricose é uma doença micótica de caráter zoonótico causada por fungos do gênero Sporothix spp que afeta animais e humanos. Os felinos domésticos destacam-se por apresentarem importância na transmissão ao ser humano e na manutenção do fungo no ambiente.

Objetivo (s)

O presente trabalho busca descrever a introdução e aumento de casos da esporotricose felina e humana no período de 2016 a 2022 no município de Salvador, Bahia, Brasil.

Material e Métodos

Os casos em animais foram extraídos de banco de dado próprio do Centro de Controle de Zoonoses – CCZ utilizando-se o ACCESS 2016, e os casos humanos foram coletados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação).

Resultados e Conclusão

Em 2016 houve um caso de esporotricose humana sem registros em animais. No ano de 2017 não houve notificação de esporotricose animal nem humana; em 2018 foram confirmados 223 casos de esporotricose felina e 19 casos em humanos; em 2019 foram confirmados 624 casos em felinos e 49 casos em humanos; em 2020 foram 712 casos felinos confirmados e 48 casos em humanos; em 2021 foram confirmados 700 casos felinos e 116 casos em humanos; em 2022 registrou-se 743 casos em felinos confirmados e 211 casos positivos em humanos. Observou-se um crescimento na ordem de 233,2% nos casos de esporotricose em felinos no intervalo de tempo de cinco anos (2018 a 2022) e um crescimento na ordem de 520% na ocorrência em humanos no mesmo período. Analisando-se a dispersão dos casos, observa-se que no final do ano de 2018, todos os 12 Distritos Sanitários (DS) de Salvador já possuíam casos de Esporotricose notificados e apenas em três não possuíam confirmação e com relação aos casos de esporotricose em humanos, no ano de 2018 registrou-se casos positivos em apenas sete Distritos e em 2022, onze DS registraram positividade sendo que, nesse período de cinco anos, todos os 12 DS apresentaram casos positivos de esporotricose em humanos. Conclusão: Conclui-se com base no aumento exponencial da incidência da esporotricose felina e humana, que o felino pode ter papel relevante na transmissão da doença para o ser humano.

Palavras-chave

Esporotricose; Fungo; Zoonose.

Área

Eixo 12 | Infecções causadas por fungos

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Daniela Fernandes Oliveira, Ana Lúcia Galvão Sales, Danielle Dantas Lima, Inara Cristina Leal Bastos, Isabel Meira Faleiro Neves, Ivana de Almeida Barbosa Bispo, Maria Gorete Magalhães Rodrigues, Samanta Souza Rodrigues da Conceição, Eliaci Couto de Lima Costa, Isolina Miguez Allen Ciuffo