Dados do Trabalho
Título
Qual é o desempenho de uma rede de aprendizagem profunda para identificação de espécies irmãs do gênero Rhodnius, vetores da doença de Chagas?
Introdução
A identificação de triatomíneos é fundamental para a vigilância e controle da transmissão vetorial da doença de Chagas. Redes de Inteligência Artificial baseadas em aprendizagem profunda têm sido aplicadas com sucesso para identificar imagens de insetos vetores, incluindo triatomíneos, porém o desempenho para identificar espécies irmãs de gênero Rhodnius ainda não foi avaliado.
Objetivo (s)
Avaliar o desempenho de uma rede de aprendizagem profunda (AlexNet) para identificação de espécies irmãs do gênero Rhodnius (R. robustus, R. marabaensis e R. montenegrensis).
Material e Métodos
Fotografamos os insetos nos Laboratórios de Parasitologia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e da Universidade de Brasília. Os espécimes de R. marabaensis (n=50) e R. montenegrensis (n=60) foram obtidos de colônias fundadas com exemplares de Marabá, Pará e Monte Negro, Rondônia, respectivamente (Souza et al. 2016, Rosa et al. 2012). Os espécimes de R. robustus (n=60) eram de várias localidades do Brasil. O banco de imagens das espécies foi dividido em conjuntos de treinamento e teste. Utilizamos 80% das imagens para treinamento da AlexNet, 10% para validação interna e 10% para teste, usando MATLAB. Calculamos a média da acurácia (10 pseudoréplicas) e intervalo de confiança 95% (IC) para cada simulação. Avaliamos o desempenho a partir dos valores de sensibilidade e especificidade.
Resultados e Conclusão
A acurácia média para a identificação das três espécies foi de 88% (IC95%: 83-92). O melhor desempenho foi observado para identificar R. montenegrensis (sensibilidade: 95%, IC95%: 86-98, especificidade: 85%, IC95%: 77-90). O desempenho da AlexNet para identificação de R. marabaensis (sensibilidade: 86% IC95%: 73-93 especificidade: 90%, IC95% 84-94) foi maior do que o de R. robustus (sensibilidade: 85%, IC95%: 73-91, especificidade: 90%, IC95% 84-94). Nossos resultados indicam que a AlexNet apresenta bom desempenho para identificar espécies irmãs do gênero Rhodnius, reforçando a utilidade dessa abordagem em estudos taxonômicos.
Palavras-chave
triatomíneos, Rhodnius, inteligência artificial, aprendizagem profunda, AlexNet, doença de Chagas.
Agradecimentos
CNPq, CAPES, FAPESP
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Daniel do Nascimento Sousa, Taís Oliveira de Araújo, Vinícius Lima de Miranda, Jader de Oliveira, João Aristeu da Rosa, Rodrigo Gurgel-Gonçalves