Dados do Trabalho
Título
DiagHans: uma plataforma móvel para auxiliar o diagnóstico de hanseníase combinando lesões de pele com dados clínicos
Introdução
A hanseníase é uma doença incapacitante. O diagnóstico precoce, basicamente clínico, é essencial para evitar o desenvolvimento de incapacidades físicas irreversíveis. Por ser confundível com outras doenças de manifestação cutânea e o amplo espectro de manifestações clínicas, a detecção da hanseníase pode ser falha. Assim, desenvolveu-se a plataforma móvel “DiagHans”.
Objetivo (s)
Desenvolver um modelo de inteligência artificial (IA) que combina lesões de pele com dados clínicos para auxiliar o diagnóstico da hanseníase.
Material e Métodos
Estudo de desenvolvimento tecnológico, tendo sua execução dividida em duas etapas: construção da base de dados e desenvolvimento de uma IA responsável por efetuar a classificação a partir dos dados inseridos pelos usuários. Através de um formulário no Google Forms, médicos colaboradores enviaram imagens de lesões e dados clínicos de pacientes com hanseníase. Também foram incluídas imagens de dermatite e psoríase (doenças similares a hanseníase) extraídas de bases públicas. Para construção da rede neural, optou-se por uma MobileNetV2. Os dados foram divididos, de forma aleatória, em 70% para o conjunto de treinamento e 30% para o conjunto de testes. Após, foi feita a conversão com o TensorFlow Lite para uso em dispositivos móveis. Por fim, foi feita a integração com o Front-End em Flutter, utilizando a linguagem Dart. Esta pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Alagoas, parecer nº4.111.379.
Resultados e Conclusão
Foram obtidas 351 imagens de 265 pacientes com hanseníase e coletados dados clínicos de 227 pacientes. As imagens de dermatite e psoríase, totalizaram respectivamente 171 e 239. A validação da aprendizagem foi feita utilizando o conjunto de teste, obtendo-se para identificação de hanseníase: acurácia 98% (número de instâncias de dados corretamente classificadas sobre o número total de instâncias de dados), precisão 95% (valor preditivo positivo), recall 100% (sensibilidade), f1-score 97% (média harmônica entre a precisão e o recall). Foi realizado o registro de marca e de programa de computador junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial, sob n°922872317 e 512023001084-7 respectivamente. Conclui-se que o modelo desenvolvido pode contribuir para o diagnóstico precoce da hanseníase. Espera-se que ajude reduzir a cadeia de transmissão como também o número de casos novos e diminuir a incidência de sequelas permanentes.
Palavras-chave
Hanseníase; diagnóstico precoce; inteligência artificial; plataforma móvel
Agradecimentos
CENTELHA/FAPEAL/FNDCT/FINEP/UFAL
Área
Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Vitória Ingryd dos Santos Cardoso, Ayara Jhulia Palmeira Dantas Lima, Givanildo Lima do Nascimento Junior, Alan Pereira da Silva, Walcélia Oliveira Santos, José Karlisson Tavares Valeriano, José Roberto Amorim, Heloísa de Almeida Freitas, Fabiane da Silva Queiroz, Carolinne de Sales Marques