Dados do Trabalho


Título

Programa de avaliação externa do desempenho do diagnóstico microscópico da leishmaniose cutânea em formato digital (PEED digital): uma proposta de avaliação equitativa

Introdução

O exame parasitológico direto (PD) é o método mais utilizado para o diagnóstico da leishmaniose cutânea (LC), útil em cerca de 80% dos casos notificados nas Américas. O PD consiste na visualização do parasita pelo exame microscópico de lâminas e o resultado depende de vários fatores, incluindo a experiência do microscopista. Um diagnóstico preciso resulta no acesso ao tratamento adequado, garantindo a eficiência do serviço de saúde.

Objetivo (s)

Com base nessas premissas, a OPAS aplica desde 2015 o Programa de Avaliação Externa de Desempenho (PEED) do PD, buscando harmonizar os procedimentos para o diagnóstico microscópico da LC e avaliar o desempenho dos laboratórios nacionais de referência nos países latinos com transmissão de LC, visando uma capacitação contínua dos profissionais envolvidos. Em 2021, foi proposto o PEED em formato digital com o objetivo de melhorar a padronização do processo de avaliação e torná-lo o mais próximo da realidade, pois atualmente o PEED utiliza lâminas preparadas a partir de infecções experimentais. Outra vantagem é disponibilizar o mesmo painel de lâminas para todos os laboratórios, permitindo comparação direta dos resultados.

Material e Métodos

As lâminas do PEED digital foram escaneadas na plataforma Metafer Scanning and Imaging e projetadas no computador por meio do software MetaSystems. Dessa forma, as lâminas escaneadas podem ser visualizadas em alta resolução, simulando o exame microscópico convencional. A validação do PEED digital foi realizada com três laboratórios de referência para o diagnóstico microscópico da LC no Brasil e que também participam da avaliação pelo PEED convencional.

Resultados e Conclusão

O desempenho dos laboratórios de referência, definido pelo número de acertos sobre o total de lâminas avaliadas, foi alto (9/10, 9/10 e 8/10), confirmando a viabilidade da estratégia de avaliação digital. Foram identificados pontos de melhorias nessa primeira etapa de validação e atualmente as imagens estão sendo carregadas em um servidor e serão então disponibilizadas para validação com um maior número de laboratórios participantes. O PEED digital surge como uma ferramenta promissora de avaliação de qualidade para o diagnóstico parasitológico, com potencial para ser ampliada, reduzir custos e produzir equidade na comparação de desempenho. As avaliações podem ser feitas anualmente, permitindo capacitações contínuas, definidas a partir do desempenho dos laboratórios avaliados e melhorando o diagnóstico de LC nas Américas.

Palavras-chave

Leishmaniose cutânea, diagnóstico parasitológico

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Lilian Motta Cantanhêde, Gláucia Cota, Daniel Moreira Avelar, Aline Fagundes Silva, Andreza Pain Marcelino, Maria Edileuza Felinto Brito, Samantha Yuri Oshiro Valadas-Rocha, Ana Nilce Silveira Elkhoury , Marcelo Pelajo, Elisa Cupolillo