Dados do Trabalho


Título

Color LioTB: TESTE FENOTÍPICO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE TUBERCULOSE MULTRIDROGA RESISTENTE

Introdução

O aumento no número de casos de tuberculose (TB) resistente a antimicrobianos é um grave problema de saúde pública. Dessa forma, torna-se necessário o desenvolvimento de alternativas diagnósticas nacionais capazes de identificar resistência aos principais antimicrobianos anti-TB.

Objetivo (s)

Avaliar a sensibilidade e a especificidade de um teste colorimétrico liofilizado (Color LioTB) para a determinação do perfil de suscetibilidade de cepas de Mycobacterium tuberculosis frente a isoniazida (INH) e rifampicina (RIF).

Material e Métodos

O Color LioTB, baseado em microdiluição seriada em caldo utilizando placa de 96 poços, foi avaliado com 24 cepas de M. tuberculosis. As placas liofilizadas foram reconstituídas com solvente estéril e foram adicionados os inóculos bacterianos. Após incubação a 37°C por sete dias, adicionou-se um indicador de viabilidade celular e a placa foi incubada por 48 horas para a detecção de crescimento bacteriano, visualizada pela mudança de coloração do meio. Foram consideradas resistentes as cepas com concentração mínima inibitória igual ou maior que o ponto de corte (concentrações de 0,25µg/mL para INH e 0,5µg/mL para RIF). Os resultados obtidos foram comparados com os definidos pelo teste BACTEC MGIT 960 SIRE e pelo teste Resazurin Microtiter Assay (REMA).

Resultados e Conclusão

De acordo com o teste Color LioTB, 33,3% (8/24) das cepas foram sensíveis, 29,2% (7/24) resistentes a INH, 12,5% (3/24) resistentes a RIF e 25% (6/24) resistentes a INH e RIF. O teste apresentou sensibilidade e especificidade de 100% na detecção de resistência a INH e a RIF quando comparado aos testes BACTEC MGIT 960 SIRE e REMA, demonstrando que a liofilização não interfere na efetividade do teste. O teste proposto é facilmente customizável, possibilita a testagem de oito cepas em uma única microplaca e a interpretação visual dos resultados. A liofilização traz como vantagens a manutenção das propriedades do produto, sua preservação e armazenamento sem a necessidade de conservantes e seu fácil processamento. Portanto, após validação mais ampla, o Color LioTB possui potencial e características desejáveis para uma alternativa comercial nacional de diagnóstico de TB multidroga resistente.

Palavras-chave

Diagnóstico; Mycobacterium tuberculosis; Resistência bacteriana; Teste de sensibilidade.

Agradecimentos

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Mariana Quaresma de Souza, Ana Julia Reis, Caroline Machado dos Santos, Andrea von Groll, Pedro Eduardo Almeida da Silva, Ivy Bastos Ramis