Dados do Trabalho


Título

Tratamento da tuberculose: como está o desfecho em pacientes vivendo com HIV/Aids?

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa oportunista que comumente afeta pessoas vivendo com HIV/Aids (PVHA).

Objetivo (s)

Avaliar o desfecho do tratamento da TB em PVHA, em um município prioritário para o controle da TB e com elevada incidência de HIV.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo transversal que incluiu amostras de pacientes vivendo com HIV e diagnosticados com TB pelo Laboratório de Micobactérias vinculado ao Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. (HU-FURG/Ebserh), em Rio Grande/RS, no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2020. Foram coletadas variáveis sociodemográficas (sexo e idade), dados relacionados ao desfecho do tratamento da TB (cura, abandono e óbito) e ao perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos. As informações foram obtidas a partir dos prontuários médicos do HU-FURG/Ebserh.

Resultados e Conclusão

Durante o período do estudo, 958 amostras foram positivas para TB, destas, 35,0% (335/958) foram provenientes de PVHA. Em relação aos dados sociodemográficos, 65,7% (220/335) das amostras eram de pacientes do sexo masculino e 53,1% (178/335) das amostras eram de PVHA na faixa etária de 28 a 42 anos. Quando avaliado o desfecho do tratamento da TB, observou-se 40,9% (137/335) de cura da doença. No entanto, as taxas de desfechos insatisfatórios foram predominantes, 59,1% (198/335), sendo 31,6% (106/335) óbito e 27,5% (92/335) abandono de tratamento. Em relação ao perfil de suscetibilidade aos antimicrobianos, obtivemos resultados para 68,4% (229/335) das amostras, sendo que 10,9% (25/229) foram resistentes a isoniazida e/ou rifampicina. Ademais, 68,0% (17/25) das amostras com perfil de resistência aos antimicrobianos foram oriundas de pacientes com desfechos de tratamento insatisfatórios (abandono ou óbito). Os resultados destacam a necessidade urgente de integração dos serviços de saúde que atendem pacientes com TB e HIV, a fim de instituir a terapia medicamentosa adequada, bem como, o acompanhamento diário da ingestão das medicações, resultando na melhor adesão ao tratamento e evitando, consequentemente, os desfechos terapêuticos insatisfatórios.

Palavras-chave

tuberculose, HIV, cura, abandono e óbito.

Agradecimentos

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Dienefer Venske Bierhals, Ana Bárbara Scholante, Felipe Furtado Gomes Riet Vargas, Ivana Cruz Goulart, Rossana Basso, Jussara Maria Silveira, Andrea von Groll, Pedro Eduardo Almeida da Silva, Ivy Bastos Ramis