Dados do Trabalho
Título
BIODIVERSIDADE DE PARASITOS COM POTENCIAL ZOONÓTICO ENCONTRADOS EM ESPÉCIMES DE Trichiurus lepturus COLETADOS NA LAGUNA MUNDAÚ, ESTADO DE ALAGOAS.
Introdução
A lagoa Mundaú encontra-se no centro urbano de Maceió, permeando bairros populosos, e também margeando as cidades de Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Pilar e Marechal Deodoro. Assim, situa-se próximo aos mercados de pescado e exerce importância comercial. A identificação de espécies de parasitos possui grande importância na prevenção de zoonoses parasitárias, no Nordeste e na região do CELMM, em Alagoas.
Objetivo (s)
Objetivou-se analisar a biodiversidade de espécies com potencial zoonótico que compõem a fauna parasitária da espécie de peixe Trichiurus lepturus (“peixe agulha”) com importância comercial, coletada na lagoa Mundaú, CELMM, Alagoas.
Material e Métodos
Foram analisadas 30 espécimes de peixe adquiridos comercialmente de pescadores artesanais locais. Após isso, os espécimes foram embalados individualmente e transportados até o Laboratório de Parasitologia da Universidade Federal de Alagoas, Maceió. Realizaram-se necropsias nos espécimes, seguindo metodologia de referência, e observados os órgãos em estereomicroscópio para investigação de parasitos, calculando-se prevalência (P), abundância média (AM) e intensidade média (IM). Além disso, foi realizada a identificação morfológica a partir de literatura de referência dos parasitos, a nível de gênero.
Resultados e Conclusão
A partir das análises, constatou-se que 50% dos espécimes de peixe estavam infectados. Foram encontrados 23 espécimes de parasitos em T. lepturus que apresentavam morfologia que permitia a identificação taxonômica, e eram zoonóticos. Identificaram-se 4 gêneros em ocorrência, sendo eles: Contracaecum sp. (P=20%; IM=1,57; AM=0,36), Raphidascaris sp. (P=6%; IM=1; AM=0,06), Anisakis sp. (P= 3%; IM=1; AM=0,03), Hysterothylacium sp. (P= 3%; IM= 1; AM=0,03). Assim, devido à presença desses gêneros potencialmente zoonóticos na localidade, recomendam-se medidas públicas de educação para a população, e fiscalização dos produtos pescados da região para garantir a segurança e manutenção da atividade pesqueira artesanal local.
Palavras-chave
CELMM, Ictioparasitologia, pescados, zoonoses.
Agradecimentos
FAPEAL, FAPESP, CNPq.
Área
Eixo 01 | Ambiente e saúde
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Bruna Mesquita de Moraes, Sarah Letícia Paiva Oliveira, Beatriz Menezes Lins, Alexia Gianne de Carvalho Feitosa, Rodney Kozlowiski de Azevedo, Vanessa Doro Abdallah