Dados do Trabalho


Título

DESAFIOS NA DETECÇÃO DE CASOS DE TUBERCULOSE EM MUNICÍPIO DE GRANDE PORTE DA REGIÃO CENTRO OESTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19

Introdução

Diagnosticar precocemente todas as formas da tuberculose (TB) é um dos objetivos do Plano Nacional pelo Fim da Tuberculose como Problema de Saúde Pública. A detecção de casos faz parte do processo e fundamenta-se na busca do sintomático respiratório e desenvolvimento das ações necessárias para o diagnóstico. Com o surgimento da pandemia de Covid-19 observou-se um retrocesso no enfrentamento da TB, evidenciado pelo aumento de óbitos e redução na notificação de casos quando comparados com o ano de 2019. Globalmente, os serviços de saúde precisaram se adaptar para atender às demandas excessivas advindas do novo coronavírus, principalmente na Atenção Primária à Saúde.

Objetivo (s)

Avaliar a repercussão da pandemia de Covid-19 nas ações de detecção de casos de TB no município de Goiânia (GO).

Material e Métodos

Estudo transversal realizado nos serviços de atenção primária do município de Goiânia (GO) que teve como informantes-chave profissionais de saúde que realizam ações de controle da TB há pelo menos 24 meses a partir de março de 2020. O formulário de coleta de dados contemplou perguntas com padrões de resposta de múltipla escolha e dicotômicas. A análise descritiva dos dados foi realizada por meio de frequências absolutas e relativas, utilizando-se o programa estatístico Statistica 10.0.

Resultados e Conclusão

Dentre as 49 unidades entrevistadas, 77,5% são Unidades de Saúde da Família. Quanto à existência de um profissional responsável pelas ações de controle de TB, 91,83% responderam positivamente. Dentre estas, 100% apontou o enfermeiro como profissional responsável pelas ações voltadas à TB. Quanto à disponibilidade de ficha de notificação de casos, 100% respondeu positivamente, entretanto, 38,7% relataram que a equipe deixou de notificar casos durante o período pandêmico (2020-2022). Embora 97,95% das equipes tenham afirmado realizar a consulta de sintomático respiratório na própria unidade, 57,14% afirmaram diminuição da periodicidade da oferta de consulta. Em 22,4% das unidades ocorreu falta de insumos para a atenção à TB. A repercussão da pandemia nas ações de detecção de casos de TB foi evidenciada na diminuição das notificações de casos, diminuição da oferta de consultas aos sintomáticos e falta de insumos. Assim, faz-se necessário a implementação de políticas públicas que retornem o olhar para esta problemática, uma vez que esta é preponderante para alcance das metas nacionais e mundiais de controle da doença.

Palavras-chave

Tuberculose; Covid-19; Monitoramento epidemiológico; Saúde Pública; Atenção Primária à Saúde.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Amanda Faria Feichas Palermo Lanna, Roxana Isabel Cardozo Gonzales, Dandra Alves de Souza, Janaina Sacramento Rocha