Dados do Trabalho


Título

Padrão de registro e perfil dos casos confirmados de raiva humana notificados no Brasil, entre os anos de 2012 a 2021

Introdução

Embora apresente poucos registros formais nos sistemas de informação em saúde utilizados nacionalmente, os casos de raiva humana no Brasil são amplamente publicizados pelo seu potencial de letalidade e por estarem quase sempre associados a ocorrência de surtos locais.

Objetivo (s)

Desta forma, o presente estudo buscou compreender o padrão de ocorrência dos casos confirmados para raiva humana em humanos, entre os anos de 2012 a 2021.

Material e Métodos

O presente estudo trata-se de uma análise retrospectiva, de dados secundários extraídos do DATASUS, onde foram analisadas as variáveis: ano da ocorrência, região, zona de residência, raça, sexo, faixa etária, critério de confirmação, dos casos confirmados entre os anos de 2012 a 2021.

Resultados e Conclusão

No intervalo, foram registrados 35 casos de raiva humana, dos quais 42,8% e 40,0% ocorreram nas regiões norte e nordeste, respectivamente. Destacamos que na série em análise, os anos de 2018 (11 casos) e 2017 (06 casos) são os que concentram maior volume de notificações. Do total de ocorrências, 48,5% possuem a zona de residência do paciente ignorada, 31,4% correspondem a residentes da zona rural e 20,0% urbana. No que diz respeito ao perfil dos casos, 88,6% correspondem a pessoas com raça cor preta ou parda, e 11,4% pessoas brancas. Quanto ao sexo, 71,4% dos casos ocorreram em pessoas do sexo masculino, cabendo ressaltar ainda que o maior volume de ocorrências se deu na população que possuía entre 01 a 19 anos (54,2%), seguido dos que possuíam entre 20 a 39 anos (34,2%). No que diz respeito ao critério de confirmação, 77,1% dos casos foram confirmados laboratorialmente, e 14,2% foram óbitos com critérios clínicos e/ou epidemiológicos compatíveis com a patologia, e os demais 8,7% correspondem à ignobilidade no preenchimento da variável. Estes achados destacam as regiões estratégicas na cadeia de transmissão da doença, bem como seu público prioritário. No entanto, sinalizam também à necessidade de maior cuidado no preenchimento dos registros de notificação e investigação dos casos, apontando por fim, para a necessidade de estudos mais aprofundados na área, que norteiem de forma mais ajustadas às tomadas de decisão e desenvolvimento de políticas públicas e ações de saúde.

Palavras-chave

Raiva humana; epidemiologia; perfil de casos

Área

Eixo 10 | Outras infecções causadas por vírus

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Evelin Lúcia de Barros, Jorge Gominho Novaes Filho, Juliana Carla Serafim da Silva, Lisa Suziquele de Souza Lima, Lorena Franco Sobral, Manúcia Machado Nunes de Medeiros, Maviael Victor de Barros, Mirlene Giovanna Aragão Baía das Neves, Thainá Tais da Silva