Dados do Trabalho
Título
O uso do teleatendimento para avaliar os casos de doença de Chagas em pacientes portadores de marcapasso, acompanhados em serviço de referência de Pernambuco
Introdução
A Tripanossomíase americana se trata de uma doença negligenciada, caracterizada pela apresentação de fase aguda com sintomas inespecíficos, nos casos em que evolui para a fase crônica sintomática, o principal órgão acometido é o coração que perde sua funcionalidade e em determinadas situações se faz necessário o implante de marcapasso. Atualmente com os avanços tecnológicos é de extrema importância a aplicação de ferramentas virtuais no âmbito da saúde, através da utilização do teleatendimento.
Objetivo (s)
Avaliar a prevalência da doença de Chagas em usuários de marcapasso, através da aplicação de um questionário online.
Material e Métodos
Trata-se de uma pesquisa clínica, sendo este um estudo observacional, qualitativo e quantitativo. Realizado no Ambulatório Estadual de Referência para Paciente Portador de Doença de Chagas (DC), Insuficiência Cardíaca (IC) e Marcapasso (MP), realizado com 50 pacientes portadores de marcapasso e estes responderam de modo online um questionário que visava verificar os fatores de risco envolvendo: condições de moradia; Comorbidade causal (uso de marcapasso) e não conhecimento acerca do vetor e da doença de Chagas.
Resultados e Conclusão
No grupo dos 50 pacientes, detectou-se que 25 já haviam realizado o teste para identificação de doença de Chagas, sendo 14 portadores e 11 não portadores, os 25 restantes não realizaram a testagem. Desta forma era necessário saber se este grupo tinha probabilidade de que ao ser testado o resultado positivasse. Foi feita então a avaliação dos fatores de risco presentes no questionário online, pelo grupo não testado, tendo como resultado: 20% moravam em casa de taipa, 50% faziam uso de marcapasso, 6% não conheciam o vetor e 14% não tinham conhecimento acerca da patologia. Foram observadas através destas respostas que os pacientes não testados haviam entrado em contato com os fatores de risco, o que resultou no aumento da probabilidade de que o grupo de não testados tivesse a doença de Chagas.
Palavras-chave
Diagnóstico. Tripanossomíase americana. Telessaúde. Triatoma.
Trypanosoma cruzi.
Área
Eixo 06 | Protozooses
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Vitória Mayanne Silva do Nascimento, Juliana Tiemi Oikawa, Maria Julha Felix Pereira, Francisca Janaína Soares Rocha, Cristina de Fátima Velloso Carrazzone