Dados do Trabalho


Título

EXTRATOS DE LARVAS DESSECADAS DE Aedes aegypti PODEM SER UTILIZADOS COMO ISCA DE OVIPOSIÇÃO EM ARMADILHAS

Introdução

Como medida de controle populacional de A. aegypti, a Organização Mundial da Saúde prioriza o uso de armadilhas, pois geram informações qualitativas e quantitativas sobre a presença do mosquito. Em condições de laboratório, demonstramos que o uso dos extratos de larvas de A. aegypti dessecadas em estufa é uma isca de oviposição sustentável e de baixo custo.

Objetivo (s)

Avaliar extratos larvais de A. aegypti dessecados em estufa na atividade de oviposição intraespecífica.

Material e Métodos

Larvas em 4° instar foram dessecadas em estufa a 50 °C por 24 h. A partir destas larvas, extratos foram feitos na proporção de 3 ml/larva para avaliação do seu potencial como isca de oviposição em laboratório. Foram utilizadas gaiolas apropriadas para contenção de mosquitos, utilizando 20 fêmeas grávidas e dois recipientes com diferentes substratos para deposição dos ovos: um contendo extrato de larvas e outro contendo apenas água destilada (controle). Os experimentos foram repetidos 12 vezes. Após sete dias, os substratos foram recolhidos e os ovos foram contados manualmente. Os resultados foram analisados pelo Índice de Atividade de Oviposição e Test T Pareado.

Resultados e Conclusão

Observamos que os substratos tratados com extratos de larvas coletaram 1109 ± 79 ovos, demonstrado diferença significativa (p < 0,0001) em relação aos controles (355 ± 46). Amostras de larvas dessecadas em estufa podem ser utilizadas para produção de iscas de oviposição. Estes procedimentos podem ser ampliados em larga escala para avaliações de campo, cujas ações permitem monitorar e até mesmo auxiliar no controle integrado dos mosquitos A. aegypti.

Palavras-chave

Semioquímicos; Vigilância de vetores; Controle vetorial.

Agradecimentos

IAM_FIOCRUZ-PE; FACEPE; PROEP/CNPq Nº Processo 400752/2019-0

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Caio Cesar Romão Pompilio de Melo, Karinna Ketylim Nunes Figueredo, Artur Felipe Santana Oliveira, Tainá Maria Santos Silva, Gabriel Bezerra Faierstein, Rosângela Maria Rodrigues Barbosa