Dados do Trabalho


Título

Teste rápido para o diagnóstico da sífilis utilizando proteínas de produção nacional.

Introdução

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível que, apesar de possuir tratamento fácil e eficaz, continua sendo um grande problema de saúde pública no Brasil. A sífilis é uma doença de múltiplos estágios, com diversas manifestações clínicas. A evolução da doença alterna períodos de atividade com características clínicas, imunológicas e histopatológicas distintas (sífilis primária, secundária e terciária) e períodos de latência (sífilis latente). O teste rápido é uma das plataformas mais utilizadas para o diagnóstico da sífilis. No desenvolvimento de um teste rápido para a detecção de anticorpos, o insumo mais crítico e de maior custo é a proteína recombinante. A dependência do mercado externo para o fornecimento destes insumos impacta fortemente na capacidade de produção destes produtos e consequente atendimento às demandas emergenciais.

Objetivo (s)

O presente teste é resultado de uma avaliação de proteínas recombinantes de T. pallidum desenvolvidas e produzidas no Brasil visando a obtenção de diagnósticos mais simples, igualmente sensíveis e de custo competitivo.

Material e Métodos

As proteínas recombinantes foram obtidas através de uma parceria entre Bio-Manguinhos, Instituto Carlos Chagas/FIOCRUZ (ICC/FIOCRUZ) e Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP). O teste rápido foi desenvolvido para a detecção de anticorpos treponêmicos utilizando como antígeno uma proteína recombinante de T. pallidum ligada à uma membrana de nitrocelulose (fase sólida) e um conjugado de proteína A com partículas de ouro coloidal (conjugado PtnA/Au) para a detecção. Amostras de soro reagentes e não reagentes para anticorpos treponêmicos foram obtidas através de projeto aprovado pelo CEP INI de número.54429516.0.0000.5262.

Resultados e Conclusão

O protótipo final foi avaliado e os índices de sensibilidade e especificidade foram obtidos com 555 amostras. Das 255 amostras conhecidamente positivas para sífilis, 250 apresentaram resultados reagentes no TR Sífilis e das 300 amostras negativas, 292 apresentaram resultados não reagentes. O teste obteve sensibilidade de 98,0% (IC 95%: 96-100%) e especificidade de 97,4% (IC 95%: 96-99%). No momento o kit está em fase de produção de lote piloto para a petição de registro na Anvisa. A nacionalização de insumos é uma iniciativa que promove a capacitação técnica das instituições brasileiras e a incorporação de conhecimento relevante aos laboratórios produtores nacionais, auxiliando o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial da Saúde.

Palavras-chave

teste rápido, sífilis, Treponema pallidum

Agradecimentos

FINEP

Área

Eixo 02 | Tecnologia e Inovação em saúde

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Camila Silva de Siqueira, Keila Gisele Azevedo F. dos Santos, Ueriton Dias de Oliveira, Nilson Ivo Tonin Zanchin, Fabrício Klerynton Marchini, Antônio Gomes Pinto Ferreira, Edimilson Domingos da Silva, Nara Mazarakis Rubim