Dados do Trabalho


Título

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A INFLUENZA NO RIO GRANDE DO SUL, 2023: AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS PARCIAIS, COM ENFOQUE NO DIA D

Introdução

A Campanha de vacinação contra a Influenza no estado do Rio Grande do Sul iniciou em 10 de abril de 2023 e tem seu término previsto para 31 de maio. O Dia Estadual de Mobilização – o chamado Dia D – ocorreu no dia 06 de maio de 2023. O público-alvo total do estado do Rio Grande do Sul é formado por 5.054.465 pessoas. A meta da Campanha é vacinar 90% das crianças entre 06 meses e 06 anos de idade, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, professores, idosos e trabalhadores de saúde. É grande a expectativa de adesão da população e das equipes de vacinação, bem como da elevação das coberturas vacinais, durante o Dia D. O sucesso deste dia depende do engajamento das Secretarias Municipais de Saúde, da sociedade civil organizada e da população.

Objetivo (s)

Apresentar os resultados parciais da Campanha de Vacinação contra a Influenza no Rio Grande do Sul, com enfoque na realização do Dia D.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo descritivo, com dados extraídos dos sistemas de informação preconizados pelo Ministério da Saúde para o registro das doses aplicadas por grupo prioritário, no período de início da Campanha até a data do Dia D, ou seja, de 30 de abril a 06 de maio de 2023, no Rio Grande do Sul.

Resultados e Conclusão

Até o dia 06 de maio – data do Dia D – foram aplicadas 1.371.927 doses de vacina contra Influenza no estado do Rio Grande do Sul, o que representa uma cobertura vacinal de 31,58%. Somente no Dia D foram aplicadas 227.717 doses de vacina de Influenza no Rio Grande do Sul, que representam 16,6% do total de doses aplicadas na Campanha, até a data de avaliação. As doses aplicadas no Dia D representam um incremento de 04 pontos percentuais na cobertura vacinal do estado. Conclui-se que, apesar das dificuldades no atingimento das metas de cobertura vacinal contra a Influenza, e, principalmente, da obtenção de coberturas homogeneamente distribuídas entre os grupos prioritários que compõem o público-alvo, o Dia D é considerado uma estratégia importante e que contribui para o aumento das coberturas vacinais e para a adesão da população à Campanha.

Palavras-chave

influenza; campanha de vacinação; imunização.

Área

Eixo 05 | Imunizações/ Saúde do viajante

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Eliese Denardi Cesar, Fernanda Maria da Rocha