Dados do Trabalho


Título

MODULAÇÃO DIFERENCIAL DO GENE RAB11A NA TUBERCULOSE

Introdução

A tuberculose (TB) é uma doença infectocontagiosa de difícil controle e os mecanismos envolvidos na progressão da doença não são totalmente estabelecidos. A expressão gênica em indivíduos infectados, com doença ativa ou latente, vem sendo estudada com o objetivo de buscar biomarcadores que auxiliem no entendimento dos processos envolvidos na progressão da TB. Entretanto, os trabalhos realizados não têm levado em consideração o status de vacinação com o Bacilo de Calmette-Guérin (BCG) dos indivíduos. Essa ressalva é relevante, na medida em que a BCG é capaz de modular a resposta imune em longo prazo, o que pode impactar nos resultados destes estudos. Realizamos uma metanálise de dados de transcriptoma obtidos no repositório público Gene Expression Omnibus (GEO), e verificamos superexpressão do gene RAB25, da subfamília Rab11, em indivíduos doentes e não vacinados com a BCG, quando comparados com indivíduos também com TB ativa, porém vacinados. A subfamília Rab11 é composta por moléculas com elevada homologia, incluindo RAB11A e RAB11B, além do RAB25, que têm sido associadas em diferentes doenças com a possibilidade de modificar processos biológicos importantes no organismo. Avaliamos a expressão desses três genes em indivíduos com TB ativa de uma coorte em nossa população, e observamos valores médios de expressão maiores para o gene RAB11A em indivíduos doentes e não vacinados em relação aos vacinados, apesar do número reduzido de amostras não permitir uma comparação com poder estatístico.

Objetivo (s)

No presente trabalho, buscamos caracterizar o perfil de expressão do gene RAB11A na infecção in vitro de células de linhagem THP-1, por isolados clínicos obtidos em um inquérito realizado em Salvador, Bahia, em comparação com as cepas BCG (Moreau-RJ) e Mycobacterium tuberculosis H37Rv.

Material e Métodos

Para isso, infectamos as células THP-1 com as cepas de diferentes graus de virulência e avaliamos a expressão do gene RAB11A por meio da PCR em tempo real.

Resultados e Conclusão

Valores de expressão deste gene foram menores em células THP-1 infectadas com a cepa vacinal BCG em comparação com as não infectadas, corroborando também com o visto na metanálise. Em relação às demais cepas avaliadas, vimos que a expressão deste gene difere com o tipo de isolado utilizado e sua respectiva virulência. Em conclusão, identificamos o RAB11A como uma molécula expressa de forma distinta na tuberculose, tornando-a um alvo para melhor investigação no contexto da TB.

Palavras-chave

tuberculose; BCG, expressão gênica, RAB11.

Agradecimentos

FAPESB, CAPES, FIOTEC.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

SCARLET TORRES MORAES MOTA, ARTUR TRANCOSO LOPO DE QUEIROZ, MARCIA WEBER CARNEIRO, KIYOSHI FERREIRA FUKUTANI, PAULA ROCHA DANTAS-SILVA, CAMILA SANTOS DA SILVA, THEOLIS COSTA BARBOSA