Dados do Trabalho


Título

VIVÊNCIAS DE ENFERMEIROS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA NO PERÍODO PANDÊMICO DA COVID-19: NARRATIVAS DA LINHA DE FRENTE

Introdução

A pandemia da Covid-19 aumentou a demanda dos serviços de saúde ocasionando mudanças abruptas nas condições de trabalho dos profissionais da atenção primária.

Objetivo (s)

Conhecer as dificuldades vivenciadas pelos enfermeiros da atenção primária na pandemia da Covid- 19.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo qualitativo realizado com 23 enfermeiros da atenção primária do município de São Paulo-SP. A pesquisa faz parte de um projeto maior, multicêntrico, intitulado “Repercussão da Pandemia da Covid-19 na Tuberculose em Capitais Brasileiras: realidade e novas perspectivas na Atenção Primária”. Aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa conforme parecer nº 5.671.976. Utilizou-se a técnica de análise de conteúdo de acordo com Bardin . A coleta de dados foi realizada de dezembro de 2022 a abril de 2023.

Resultados e Conclusão

Emergiram duas categorias temáticas: 1) Problemas vivenciados durante a pandemia: afastamento de profissionais, sobrecarga de trabalho devido ao déficit profissional, aumento da procura pelas unidades de atenção primária e novas demandas. Mudanças de fluxos e da dinâmica das unidades em curto período exigindo rápida adaptação à nova rotina em um contexto de limitações estruturais das unidades e insuficiente apoio institucional para trabalhar na nova rotina. 2) Sentimentos vivenciados: identificou-se na maioria das falas o “medo”. Medo do desconhecido, de não saber o que estava por vir, de se contaminar e contaminar seus familiares, experienciando enorme carga emocional e a necessidade de suporte psicológico. Ainda, insegurança na assistência e incerteza da vida.
As condições de trabalho, sobrecarga, absenteísmo, medo, incerteza, insegurança e afastamento, geraram importantes necessidades de atenção à saúde mental dos enfermeiros da atenção primária. Evidencia-se desta forma a repercussão da pandemia da Covid-19 na saúde mental dos enfermeiros. Nesse sentido, é essencial e urgente implementar estratégias e intervenções de apoio psicológico permanente em prol da saúde desse profissional que contribuem significativamente na manutenção e recuperação da saúde da população.

Palavras-chave

Infecções por Coronavírus; Saúde mental; Atenção Primária à Saúde; Enfermeiras Clínicas.

Agradecimentos

Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Processo 5.671.976 – “Repercussão da Pandemia da Covid-19 na Tuberculose em Capitais Brasileiras: realidade e novas perspectivas na Atenção Primária”.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Dandra Alves de Souza, Daiane Cardoso da Silva, Hellen Cristina Sthal, Amanda Faria Feichas Palermo Lanna, Paula Hino, Ana Carolina Silva, Maria Rita Bertolozzi, Roxana Isabel Cardozo Gonzales