Dados do Trabalho


Título

DISTRIBUIÇÃO ESPACIAL DA LEISHMANIOSE TEGUMENTAR EM ÁREA ENDÊMICA DO NORDESTE BRASILEIRO

Introdução

A leishmaniose tegumentar (LT) é uma doença negligenciada e importante problema de saúde pública, principalmente em países tropicais e subtropicais. Nesse contexto, as tecnologias geoespaciais auxiliam no entendimento de sua dinâmica de distribuição.

Objetivo (s)

Este estudo tem como objetivo caracterizar a distribuição espacial e a influência da vulnerabilidade social na ocorrência de LT em área endêmica do Nordeste brasileiro.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo ecológico, com casos novos de LT no Maranhão durante o período de 2007 a 2020, obtidos diretamente do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os dados referentes ao índice de vulnerabilidade social (SVI) foram obtidos na plataforma online do Atlas de Vulnerabilidade Social. A taxa de incidência foi suavizada utilizando o método bayesiano empírico local com o intuito de diminuir efeitos de flutuação aleatória. Posteriormente, foram determinadas as estatísticas de Moran global e local, além da sua associação com os indicadores de vulnerabilidade social.

Resultados e Conclusão

No período do estudo foram registrados 26.159 casos de LT, com predominância do sexo masculino (72,08%) e da faixa etária de 20 a 39 anos (45,28%). Foi verificada a existência de conglomerados de alto risco no Oeste maranhense com expansão para o Norte. Todos os domínios do SVI apresentaram correlação positiva com a taxa de incidência de LT. Dezessete municípios apresentaram excess risk crítico (> 4). Conclusão: No Maranhão a LT ainda é uma importante doença endêmica com áreas de conglomerados espaciais em processo de expansão. Nesse sentido, faz-se necessária a intensificação de medidas de vigilância e controle nessas áreas respeitando particularidades locorregionais

Palavras-chave

Leishmaniose tegumentar; Epidemiologia; Doenças negligenciadas

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

Valéria Cristina Soares Pinheiro, Romário Sousa Oliveira, Karen Brayner Andrade Pimentel, Maria Edileuza Soares Moura