Dados do Trabalho


Título

Avaliação da atratividade de ovitrampas para Aedes aegypti Linnaeus e Aedes albopictus Skuse (Diptera: Culicidae) em fragmento florestal urbano de Macapá-AP

Introdução

Os mosquitos do gênero Aedes são reconhecidos como vetores e potenciais vetores. Aedes aegypti é antropofílico, descrito como o principal vetor da Dengue, Zika e Chikungunya no Brasil. Aedes albopictus é um potencial vetor apresentando variedade em seus habitats rurais, urbanos e silvestres. Devido tal plasticidade e processos de domiciliação coexistem em cidades, ocorrendo em fragmentos de florestas e ambientes periurbanos. Arboviroses como dengue, Zika e Chikungunya são doenças tropicais que geram agravos à saúde pública. Nos programas de controle de arboviroses causadas por vetores do gênero Aedes, a vigilância entomológica é realizada com o uso de diversas armadilhas para amostragem de estágios imaturos e adultos.

Objetivo (s)

Avaliar a atratividade de ovitrampas para populações de Aedes aegypti e Aedes albopictus em fragmentos florestais urbanos da cidade de Macapá- AP.

Material e Métodos

Foram instaladas 210 armadilhas em diferentes períodos sazonais, em ambientes de savana, ilhas de mata e edificações do campus Marco Zero da Universidade Federal do Amapá localizado no Bairro Universidade e no Bioparque da Amazônia localizado no Bairro Jardim Equatorial, ambos em área urbana de Macapá.

Resultados e Conclusão

Foram coletados 7.805 ovos e identificados 3.164 espécimes, sendo 189 Ae. aegypti com maior densidade no período seco e 3.011 espécimes de Ae. albopictus com maior abundância no período chuvoso. A espécie Ae. aegypti apresentou maior densidade em armadilhas instaladas em ambientes com circulação de pessoas, prédios e outras edificações. Por outro lado, Ae. albopictus demonstrou maior abundância em fragmentos florestais, ilhas de savana e ilha de mata seca nas duas regiões estudadas. O crescimento desordenado das cidades, desmatamento e outros processos naturais podem gerar o aumento na densidade dos vetores e na incidência de casos positivos das arboviroses. Os fragmentos florestais oferecem ambiente favorável para desenvolvimento e manutenção da espécie Ae. albopictus em área urbana de Macapá. Os estudos realizados atestam a eficiência da armadilha do tipo Ovitrampa e podem colaborar para o controle de vetores, auxiliando no conhecimento e distribuição da fauna e possíveis medidas de controle da infestação por Ae. aegypti e Ae. albopictus.

Palavras-chave

Culicídeos; Savanas; Amazônia

Área

Eixo 04 | Entomologia / Controle de Vetores

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Sara Brenna Rodrigues Vasconcelos, David Albuquerque Silva , Keison Souza Cavalcante, Maria Inês Sousa Meneses, Ósita Cleyriane Lobato Nascimento, Renata Cibelle Palmerim Souza, Allan Kardec Ribeiro Galardo, Taires Peniche