Dados do Trabalho
Título
COBERTURA VACINAL DA VACINA MENINGOCÓCICA C EM CRIANÇAS NO BRASIL: ANÁLISE ESPACIAL E DE TENDÊNCIA, DE 2011 – 2021
Introdução
A imunização é uma importante intervenção de saúde pública mundial no enfrentamento das doenças imunopreveníveis. No Brasil, a vacina meningocócica C conjugada (MenC) foi disponibilizada para menores de 2 anos de idade, fomentado por um aumento significativo no número e proporção de casos por meningocócica C, com surtos em diferentes regiões. A meta da cobertura vacinal (CV) preconizada pelo Ministério da Saúde da MenC é 95%. A identificação de áreas com baixa cobertura de MenC é uma estratégia prioritária para direcionar as ações de imunização e reduzir o risco em países de circulação da doença meningocócica (DM). A análise espacial pode subsidiar a identificação de áreas com elevado número de crianças suscetíveis a DM.
Objetivo (s)
Analisar a CV contra meningocócica C, por meio das tendências temporais na cobertura de vacina MenC em um período de 11 anos, bem como a distribuição espacial da cobertura da vacina MenC, com a identificação de aglomerados espaciais com elevado número de crianças suscetíveis à DM.
Material e Métodos
Trata-se de um estudo ecológico, misto, realizado com dados secundários do Brasil, de 2011 a 2021, disponibilizado pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações. A análise e compilado dos dados de 2022 não foram efetivamente realizados até o momento. Para a análise descritiva, avaliou-se a cobertura anual da vacina MenC, segundo região geográfica, nas 26 Unidades Federativas do Brasil e Distrito Federal e anos. Para realizar a análise de tendência, empregou-se o modelo de regressão linear de Prais-Winsten, no qual a variável dependente foi a CV da vacina MenC por estado, pelas 5 regiões brasileiras e a variável independente refere-se aos anos de análise. Para a análise estatística espacial, foi avaliada a dependência espacial e a presença de aglomerados espaciais formados pelos municípios com alto e baixo CV da MenC.
Resultados e Conclusão
Os resultados demonstraram tendência de queda na CV MenC no Brasil, em todas as cinco regiões do país e em 20 dos 27 estados brasileiros, além do aumento progressivo de aglomerados espaciais com baixa CV localizados principalmente nas regiões Norte e Nordeste do país. Esses resultados incidem na formulação de práticas, políticas, programas e ações baseadas em evidências científicas robustas no que tange ao desenvolvimento de estratégias de prevenção da DM e de promoção da saúde, além de intervenções nos níveis nacional e mundial.
Palavras-chave
Vacinação. Cobertura vacinal. Meningite. Crianças. Análise espacial. Tendência. Epidemiologia
Área
Eixo 05 | Imunizações/ Saúde do viajante
Categoria
NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador
Autores
Paula Luciana Gonçalves Pereira, Thales Philipe Rodrigues Silva, Gilmar José Coelho Rodrigues, Marcela Lencine Ferraz, Elice Eliane Nobre Ribeiro, Tércia Moreira Ribeiro Silva, Maíza Diniz Souza, Eva Lídia Arcoverde Medeiros, Eduardo Campos Prosdocimi, Rafaela Castor Froes, Fernanda Penido Matozinhos