Dados do Trabalho


Título

Levantamento dos casos de Leishmaniose Visceral em cães e humanos no município de Penedo, Alagoas

Introdução

A Leishmaniose constitui um conjunto de doenças ocasionadas por protozoários do gênero Leishmania, que acometem os seres humanos e outros mamíferos. A transmissão da doença ocorre por intermédio da picada da fêmea do Lutzomyia longipalpis, popularmente conhecido como mosquito-palha. A doença possui dois tipos, a Leishmaniose Tegumentar (LT), no qual afeta a pele e membranas mucosas, e a Leishmaniose visceral (LV) que acomete os órgãos internos. A LV, também chamada de Calazar, é uma doença que ocorre em diversos países do mundo sendo responsável por cerca de 59.000 mil óbitos todos os anos. Nas últimas décadas houve uma expansão do campo geográfico e da magnitude de transmissão da doença elevando o problema para os centros urbanos, inclusive para as maiores metrópoles do país, porém esses dados dificilmente são levantados no estado de Alagoas.

Objetivo (s)

Desta forma, o objetivo do presente estudo foi levantar o número de casos de leishmaniose visceral humana e canina no município de Penedo, estado de Alagoas.

Material e Métodos

Foram analisados os documentos contidos na Secretaria Municipal de Saúde de Penedo, por meio da atuação da equipe de Combate às Endemias da Vigilância Epidemiológica e Promoção à Saúde do município entre os anos de 2018 à 2022.

Resultados e Conclusão

Foi possível observar que o número de casos em seres humanos foi bem inferior aos obtidos em animais, pois dentro do período analisado foram totalizados três casos em humanos e 414 cães positivos (dos 3.924 exames realizados) pelo teste ELISA. Além disso, o número de cães infectados no período estudado representa um impacto considerável do ponto de vista de saúde pública, haja vista que ao longo desses anos foram notificados casos em humanos. Devido a problemática causada por cães infectados, as ações voltadas à identificação e ao controle da LV canina são consideradas de grande relevância, visto que a circulação desses animais entre bairros ou mesmo municípios é considerada um meio de propagação da doença. Neste sentido, devem ser adotadas políticas públicas que minimizem os efeitos gerados pela doença tanto em animais e humanos, neste âmbito, o município criou estratégias visando a redução da quantidade de lixo nas casas e quintais, castração dos animais dos tutores de baixa renda, redução de cães errantes e adoção da educação ambiental no município.

Palavras-chave

Leishmania infantum; Calazar; Zoonones; Saúde pública.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Vitória Aline Santos Sarmento , Erlon Oliveira dos Santos , Luciano da Silva Santos, Jamila Gabriela Santos Peixoto, Evelym Euthimia Reis da Silveira Ferrreira, Müller Ribeiro-Andrade , Raíssa Karolliny Salgueiro Cruz