Dados do Trabalho


Título

PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS ARBOVIROSES URBANAS NO MUNICÍPIO DE GRAVATÁ ENTRE OS ANOS DE 2018 - 2022, PERNAMBUCO, BRASIL

Introdução

Arboviroses são doenças transmitidas por artrópodes cujo principal vetor é o mosquito da espécie Aedes aegypti, sendo associado como importante vetor das arboviroses urbanas que mais acomete a população no Brasil. Como fatores, estão associados à proliferação do vetor nos municípios de Pernambuco: falta de organização urbana, precariedade no saneamento básico e fornecimento de água para consumo humano, armazenamento de água de forma inadequada, mudanças climáticas, ocupação urbana desordenada e desmatamento.

Objetivo (s)

Este estudo teve como objetivo analisar o perfil epidemiológico das arboviroses urbanas na população residente no município de Gravatá, Pernambuco – Brasil,entre os anos de 2018 a 2022.

Material e Métodos

Foi realizado um estudo epidemiológico descritivo, retrospectivo a partir de dados secundários coletados do sistema oficial de notificação SINAN NET e ON LINE. Os dados foram tabulados no programa para análise local de base de dados, TABWIN e analisados em planilha de EXCEL versão 2010.

Resultados e Conclusão

Foram analisados os casos de arboviroses notificados entre os anos de 2018 a 2022. Nesse período foram notificados 8.742 casos de dengue, 2.420 de chikungunya e 2.110 casos de zika, sendo 2022, o ano com maior com maior número de notificações para todas as arboviroses. Em relação à idade, a faixa etária mais acometida para as três arboviroses foi à faixa com idade produtiva, entre 20 e 59 anos, sendo 59,5% para dengue, 70,9% para chikungunya e 62,0% para zika. Na variável sexo, o feminino apresentou o maior percentual para as três arboviroses, compreendendo 56,3%, 60,8% e 61,1% para dengue, chikungunya e zika respectivamente. Observou – se que mais de 80% dos casos notificados encontram – se na zona urbana do município para as três arboviroses. Em relação a variável Raça, entre os que se declaram, a cor parda obteve o maior percentual de indivíduos com suspeita de arboviroses. De acordo com o critério evolução da doença, não foi confirmado nenhum óbito por zika e chikungunya no período estudado, no entanto foi confirmado um óbito por dengue em 2021.A caracterização epidemiológica do perfil das arboviroses urbanas para o município de Gravatá e a correlação entre os determinantes ambientais e sociais torna - se um fator importante parar a melhoria dos serviços de saúde, pois torna possível a criação de estratégias mais direcionadas no combate ao vetor.

Palavras-chave

Saúde pública, Arboviroses, Aedes aegypti, Epidemiologia

Agradecimentos

Prefeitura de Gravatá; SMS - Gravatá;Departamento de Vigilância em Saúde de Gravatá-PE

Área

Eixo 08 | Arboviroses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Daniela Bandeira Anastacio, Tarcila Kalyna de Almeida Alves Saborido, Cleiton Cunha Nascimento, Josivaldo Oliveira da Silva Júnior, Deyse Luna Araújo, Maria Alcione Nascimento, Verônica Lima Melo Santos, Anderson Bruno Oliveira