Dados do Trabalho


Título

Expressão de genes da via autofágica em pacientes monoinfectados com tuberculose (TB) ou vírus da imunodeficiência humana (HIV) ou coinfectados com TB-HIV.

Introdução

A tuberculose (TB), causada principalmente pelo Mycobacterium tuberculosis (Mtb), constitui um grave problema de saúde pública global. A autofagia/xenofagia tem sido descrita como mecanismo de eliminação de patógenos intracelulares como Mtb e HIV. Considerando que a coinfecção TB-HIV apresenta mecanismos sinérgicos de escape da resposta imune, os quais podem apontar alvos para intervenção terapêutica contra ambos os patógenos, buscamos avaliar a expressão de genes dessa via em uma coorte de pacientes do Estado da Bahia.

Objetivo (s)

Buscamos avaliar a expressão de genes da via autofágica em uma coorte de pacientes do Estado da Bahia.

Material e Métodos

O RNA total foi extraído de amostras de sangue total de voluntários com infecção tuberculosa latente (ILTB), TB, HIV e TB-HIV e processado conforme o protocolo fornecido pelo fabricante (Qiagen). O RNA ribossômico foi depletado utilizando o kit Ribogold zero. As bibliotecas de RNAseq foram preparadas usando o Nugen Ovation Trio low input RNA Library Systems V2 (Nugen; 0507–08) conforme instruções do fabricante, pela Plataforma de Nucleômica (VIB, Leuven, Belgium). As bibliotecas agrupadas foram sequenciadas como 150 bp e as leituras finais emparelhadas em um Illumina HiSeq 2500 usando v4 chemistry. As comparações quanto à expressão gênica nos diferentes grupos estão sendo realizadas utilizando os softwares Graph Pad Prism v. 8.0 e Orange v. 5.

Resultados e Conclusão

Os genes estudados estão expressos em menor quantidade nos grupos ILTB e HIV, e em maior quantidade nos grupos TB e TB-HIV. Destacam-se, entre esses últimos, os genes: atg3, envolvido na etapa de iniciação via complexo ULK1; atg7 e atg9, envolvidos nas fases de elongação e formação do autofagossomo; atg4a e atg4b, envolvidos na fase de conversão de LC3I para LC3II; e lamp2, que codifica a formação da proteína da membrana lisossomal LAMP2, sendo o lisossomo envolvido na etapa final da autofagia. Nossos resultados preliminares sugerem uma expressão elevada de genes da via autofágica associada à infecção por Mtb, em grande parte independentemente da coinfecção com HIV. Pretendemos prosseguir a nossa investigação verificando a possível influência do HIV na supressão desses genes.

Palavras-chave

tuberculose; autofagia; HIV; genes.

Agradecimentos

; Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia; Universidade Federal da Bahia; Instituto Gonçalo Moniz, Fiocruz, Bahia; Programa de Pós Graduação em Patologia, UFBA.

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Doutorado

Autores

PAULA ROCHA DANTAS-SILVA, SCARLET TORRES MORAES MOTA, CLARISSA CUNHA SANTANA, Johan Jozef Rosa Maria Van Weyenbergh, CAMILA SANTOS DA SILVA, LAIS PERES SILVA, THEOLIS COSTA BARBOSA