Dados do Trabalho


Título

Viabilidade e rendimento da estratégia de agrupamento de amostras de escarro em um programa de triagem em massa para tuberculose em população privada de liberdade

Introdução

A busca ativa de casos é recomendada em populações com alta carga de tuberculose (TB), como a População Privada de Liberdade (PPL), para reduzir a transmissão e prevenir a morbidade. No entanto, testar cada indivíduo por meio do teste rápido molecular (TMR) é caro, representando uma barreira para a expansão em ambientes com recursos limitados. O agrupamento de várias amostras de escarro em TMR, seguidos de testes individuais daqueles positivos, pode reduzir recursos enquanto mantém alta sensibilidade.

Objetivo (s)

Avaliar a implementação do agrupamento de amostras de escarro em um programa de triagem em massa na PPL do Mato Grosso do Sul.

Material e Métodos

Realizamos a triagem em massa usando coleta de escarro em quatro presídios no Mato Grosso do Sul, Brasil, entre novembro de 2021 a maio de 2022. Todos os participantes consentiram e forneceram uma amostra de escarro independentemente da presença de sintomas de TB. Testamos o agrupamento de amostras com 8 escarros no GeneXpert MTB/RIF Ultra, seguidos por testes individuais de escarro daqueles que foram positivos no teste com agrupamento.

Resultados e Conclusão

Rastreamos >95% da PPL das quatro prisões (n=4564) em 61 dias. Dos indivíduos triados, 121 tiveram um resultado positivo no GeneXpert MTB/RIF Ultra, com posterior confirmação individual, gerando uma prevalência geral de TB de 2,7% (95% CI 2,2-3,1). A maior prevalência de TB foi relatada no maior presídio incluído no estudo, com um total de 2.134 PPL triados em 24 dias; resultando em uma prevalência de TB de 3,8% (IC95% 3,0-4,7). E, a menor prevalência se destacou no presídio com menor PPL, com um total de 472 PPL triados em 8 dias; com prevalência de 1,1% (IC95% 0.4-2.3). Sendo assim, utilizando o método de agrupamento de amostras de escarro e triagem em massa, usamos 60% menos cartuchos de GeneXpert MTB/RIF Ultra em comparação com o teste individual de todos os participantes. Conclui-se, o agrupamento de amostras de escarro nos permitiu triar mais de 4.500 PPL, resultando em uma alta prevalência geral de TB (2.700 por 100.000habitantes), além disso, reduz custos com cartuchos do GeneXpert MTB/RIF Ultra. Em locais com alta prevalência de TB, como presídios, o agrupamento de amostras de escarro e a triagem em massa pode ser uma estratégia eficiente para diagnóstico de casos de TB, permitindo que a triagem seja realizada mais rapidamente e com menos recursos do que o teste individual.

Palavras-chave

Diagnóstico. Mycobacterium tuberculosis. Prisões. Pool. Triagem.

Agradecimentos

Stanford University and National Institutes of Health (NIH)

Área

Eixo 13 | Tuberculose e Outras Micobactérias

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Mestrado

Autores

Dâmaris Porto Batestin Silva, Caroline Busatto, Argita Salindri, Jason R Andrews, Julio Henrique Rosa Croda, Isabella Beatriz Gonçalves Lemes, Paulo Cesar Pereira dos Santos, Everton Ferreira Lemos, Andrea da Silva, Roberto Dias de Oliveira, Eunice Atsuko Totumi Cunha