Dados do Trabalho


Título

EM SANTA INÊS TEM DOENÇAS DE CHAGAS?

Introdução

Doença de Chagas é uma doença parasitária considerada doença negligenciada e silenciosa, conhecida como Tripanossomíase Americana, cujo vetor é o inseto denominado barbeiro, tendo como agente etiológico o protozoário Trypanosoma cruzi.

Objetivo (s)

O presente estudo tem como objetivo registrar ocorrência de barbeiros no município de Santa Inês-BA.

Material e Métodos

Como ação do Laboratório de Parasitologia, do Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês, apoiado pelo Laboratório de Patologia e Biologia Molecular, do Instituto Gonçalo Muniz-FIOCRUZ, entre junho/2022 e abril/2023, foi conduzida investigação sobre ocorrência de barbeiros intra e peridomiciliar em quatro localidades do município de Santa Inês-BA (Sede do município e as localidades rurais: Imbé, Natur de Assis, Lagoa Queimada), das sete, situadas no Vale do Jiquiriçá. Além de duas fazendas. O município de Santa Inês-BA está situado numa região geográfica de transição entre a Mata Atlântica e Caatinga. Através de diálogo com membros da comunidade foi divulgado interesse do Laboratório de Parasitologia em receber insetos sugestivos de serem barbeiros mediante esclarecimento e exibição do vetor. No período do estudo foram recebidos 22 barbeiros provenientes de quatro locais do município (Sede do município, Imbé, Natur de Assis e Lagoa Queimada). Também foi recebido de uma fazenda particular e da fazenda que sedia o IF Baiano Campus Santa Inês (instituição que hospeda 174 alunos residentes). Duas espécies de barbeiros foram identificadas, Triatoma melanocephala e Panstrongylus geniculatus. Na localidade do Imbé foi registrado um exemplar de Panstrongylus geniculatus positivo para T. cruzi, por PCR. Em Lagoa Queimada, um exemplar de Triatoma melanocephala por compressão abdominal também foi testado positivo. Ambos capturados no intradomicílio.

Resultados e Conclusão

Estes resultados foram encaminhados à Secretaria de Saúde Municipal, que assim passou a conhecer a ocorrência do vetor e o risco em que a população está exposta, necessitando ativação do sistema de vigilância e tomadas de medidas que promovam a prevenção da doença de Chagas.

Palavras-chave

Barbeiro; Trypanosoma cruzi; Triatoma melanocephala; Panstrongylus geniculatus

Agradecimentos

Dedico este trabalho a todos que contribuíram direta e indiretamente para a realização;
Ao meu professor e orientador Fred Julião;
Ao Instituto Federal Baiano Campus Santa Inês pela oportunidade de estudo e aos meus colegas de Bacharelado, Caio e Rosiane;
A Instituição FIOCRUZ pela parceira de estudo e aos colaboradores Cecília, Gilmar e Mitermayer.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

JULIANA FERREIRA ALMEIDA, FRED SILVA JULIÃO, ROSIANE TETÊ ROCHA, CAIO BARRETO PIRES DIOGENS, CECÍLIA SANTANA RODRIGUES , GILMAR RIBEIRO JR, MITERMAYER REIS