Dados do Trabalho


Título

DOENÇA DE CHAGAS: NEGLIGENCIADA OU DESCONHECIDA?

Objetivos(s)

A doença de chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e considerada doença negligenciada pela Organização Mundial da Saúde. Objetivou-se alertar sobre possível ocorrência de doença de Chagas no município de Santa Inês-BA.

Relato do Caso

Neste município, situado no Vale do Jiquiriçá, existem ocorrências de barbeiros, registrados pelo Laboratório de Parasitologia do IF Baiano Campus Santa Inês, em parceria com o Laboratório de Patologia e Biologia Molecular, do Instituto Gonçalo Muniz-FIOCRUZ, apesar da doença de chagas não ser registrada como frequente no município. No centro urbano do município de Santa Inês e também nos distritos Imbé, Lagoa Queimada e Natu de Assis, além de uma fazenda particular e também na fazenda onde é sediada pelo Instituto Federal Baiano (onde 174 alunos são residentes), foram encontrados no peri e intradomicílio. Os barbeiros encontrados foram Triatoma melanocephalos e Panstrongylus geniculatus, nas regiões de Lagoa Queimada e Imbé, houveram insetos que testaram positivo para o protozoário T cruzi.

Conclusão

Embora, exista a ocorrência de barbeiros na diferentes áreas do município, a doença de chagas não é reconhecida como uma doença autóctone no município de Santa Inês-BA.

Agradecimentos

Agradeço ao professor Dr. Fred da Silva Julião pela oportunidade e confiança de estar realizando este trabalho.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

Concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador - Graduado

Autores

Weslei Vinicius Cezario Silva, Fred Silva Julião, Cecília Santana Rodrigues, Gilmar Ribeiro JR, Mitermayer Reis