Dados do Trabalho


Título

Avaliação do uso de diferentes componentes hematológicos na detecção de Plasmodium Vivax por qPCR

Introdução

A gota espessa ainda permanece como teste de diagnóstico padrão para malária, mas as técnicas moleculares, como a qPCR vêm sendo amplamente utilizadas por permitirem uma análise mais sensível e específica. Contudo existem fatores que podem influenciar nas reações moleculares e que implicam na qualidade do diagnóstico, como inativação da enzima responsável pela amplificação, qualidade ou purificação do DNA extraído e o número de células presentes na amostra inicial de interesse.

Objetivo (s)

Avaliar as concentrações de DNA obtidas de diferentes componentes hematológicos e verificar a diferença no número de cópias de DNA detectado pela qPCR.

Material e Métodos

Trata-se de um estudo transversal analítico. Foram selecionadas amostras de sangue total (ST), plasma (PL) e soro (SO), provenientes em uma mesma punção venosa de pacientes diagnosticados com malária vivax por gota espessa e atendidos na Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD). Foi realizada extração de DNA utilizando o PureLink™ Genomic DNA Mini Kit e em seguida verificado a concentração de gDNA em NonoDrop™ One. Foram realizados ensaios de qPCR em triplicata para quantificação do fragmento específico de Plasmodium vivax (Pv 18S rRNA) utilizando reagentes Taqman® no 7500 fast Real-Time PCR System® (Applied Biosystems®) seguindo as recomendações do fabricante.

Resultados e Conclusão

Foram analisadas amostras de 56 participantes, em ST, PL e SO totalizaram 168 amostras. Foram calculadas médias das concentrações de gDNA, sendo 43,9ng/µL para ST; 4,3ng/µL para SO e 6,6 ng/µL para PL. Na qPCR foram identificadas 34 amostras positivas no ST, 27 positivas em SO e 18 no PL. Foi feita média do número de copias por tipo de amostra, obtendo 3159,1 cópias/µL em ST; 1,7 cópias/µL em SO e 61,9 cópias/µL para PL. Confirma-se que a performance da qPCR é superior nas amostras de ST, obtendo maior concentração do DNA de interesse, mais amostras detectadas como positivas e maior número de copias; podendo ser justificada pela presença dos parasitos em maior proporção no interior das hemácias que circulando livres após processo de centrifugação.

Palavras-chave

Pvs18, malária, qPCR

Agradecimentos

Agradecimentos a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) pela concessão da bolsa de iniciação cientifica que possibilitou e execução do projeto e à equipe executora.

Área

Eixo 06 | Protozooses

Categoria

NÃO desejo concorrer ao Prêmio Jovem Pesquisador

Autores

Vitória Gabrielly Godinho De Siqueira, Emanuelle Lira da Silva, Vanessa Karina Castro Godinho, Gisely Cardoso de Melo, Laila Rowena Albuquerque Barbosa